Com 19 pontos de vantagem e oito jogos restantes, o Paris Saint-Germain, que visita o Saint-Étienne no sábado (29), pode conquistar o tetracampeonato francês já essa que será a 27ª jornada.

A equação é simples: se o Olympique de Marselha perder no sábado na visita ao Reims, o PSG será campeão desde que vença de seguida o Saint-Étienne, fora de casa.

A vitória parisiense no 'Clásico' contra o Olympique de Marselha, segundo colocado, na última partida da Ligue 1 antes do intervalo para os jogos das seleções parece ter acabado de vez com qualquer suspense.

"Não sei se somos imparáveis, não sei se essa é a melhor palavra, mas trabalhamos todos os dias para melhorar os nossos pontos fracos", garantiu o extremo do PSG, Desiré Doué, após a vitória sobre o Marselha.

Mas quais seriam esses pontos fracos? Depois de uma primeira parte de temporada um tanto irregular, o Paris Saint-Germain tornou-se numa máquina vencedora e é um dos favoritos ao título da Liga dos Campeões, onde em abril enfrentará o Aston Villa nos quartos de final.

O relaxamento excessivo e o cansaço após os jogos das seleções são as únicas preocupações do técnico Luis Enrique na visita ao tradicionalíssimo Saint-Étienne (17º), dez vezes campeão francês, que luta na parte inferior da tabela.

O avançado Ousmane Dembelé participou com um golo na reviravolta que levou à decisão aos penáltis e apurou a França contra a Croácia para a final-four da Liga das Nações da UEFA.

Dembelé é o melhor marcador desta Ligue 1 com 21 golos. Dois deles foram marcados na vitória do PSG sobre o Saint-Étienne (2-1) na primeira volta.

O Marselha (2º) que visita no sábado o Reims (15º), equipa que luta pela permanência, está agora concentrado em defender a sua posição de virtual vice-campeão. Tem apenas dois pontos a mais que Monaco (3º) e Nice (4º), que também enfrentam-se no sábado, num dérbi explosivo e de grande relevância na corrida pelas vagas para a Liga dos Campeões.

Em França, os três primeiros apuram-se diretamente para a fase de liga da Champions enquanto o quarto colocado tem que passar pelas eliminatórias.

Outro dérbi atrativo da ronda acontecerá no domingo, quando o Lille (6º), que também procura subir para a zona da Champions, recebe o Lens (8º).

Jogos da 27ª jornada da Ligue 1

- Sexta-feira:

Estrasburgo - Lyon

- Sábado:

Reims - Olympique de Marselha

Saint-Etienne - PSG

Monaco - Nice

- Domingo:

Toulouse - Brest

Angers - Rennes

Auxerre - Montpellier

Le Havre - Nantes

Lille - Lens