O treinador português Carlos Secretário quer ajudar o Lusitanos Saint-Maur, da quinta divisão francesa de futebol, a "subir de escalão o mais rápido possível", ainda que goste de "pensar jogo a jogo".

O antigo jogador do FC Porto e da seleção portuguesa, de 45 anos, começou a treinar, há duas semanas, a equipa de Saint-Maur-des-Fossés, nos arredores de Paris, depois de ter assinado por duas épocas em meados de junho, prometendo preparar o plantel para "andar lá em cima".

"O que me foi pedido foi para profissionalizar ao máximo o clube. Temos feito treinos bidiários agora na pré-temporada, o que não acontecia antes, e vamos treinar mais dias durante a semana. O clube tem como objetivo subir de escalão o mais rápido possível, mas, como eu costumo dizer, é pensar jogo a jogo, concentrar no jogo mais próximo e no final fazem-se as contas", disse à Lusa Carlos Secretário, no fim de um treino.

Até agora, "está tudo a correr bem", descreveu o treinador, justificando que "os jogadores estão a aceitar bem os treinos e o esforço" e explicando que "a adaptação está a ser ótima" porque "a comunidade portuguesa é muito grande" na região e está presente no Lusitanos, não tendo tido sequer "necessidade de falar francês" a não ser "uma palavra ou outra" junto dos jogadores.

A língua portuguesa é omnipresente nos treinos, com grande parte do plantel a falar português, já que há vários jogadores lusos ou de origem portuguesa, cabo-verdianos e um brasileiro.

O presidente do clube, Mário da Mota, explicou à Lusa que há "muitas expectativas" com a chegada de Secretário e que "o projeto é fazer subir o clube, em três ou quatro anos, pelo menos para a segunda divisão", acreditando que o treinador português vai dar "um novo dinamismo" ao Lusitanos Saint-Maur.

Carlos Secretário mostrou-se consciente da meta ambiciosa e relembrou que o Lusitanos está na quinta divisão e que "até à segunda ainda faltam algumas", sublinhando que a equipa técnica "não tem medo desses objetivos" e que o clube "tem tudo para poder, num curto e médio prazo" alcançar o pretendido.

Para atingir os objetivos, o treinador diz contar, para já, com "a entrega enorme" dos jogadores, com o reforço do plantel, com as boas condições logísticas do clube e espera vir a contar com o apoio e "o carinho" da comunidade portuguesa "quando começar o campeonato".

Depois de Maia, Lousada, Arouca e Salgueiros, Carlos Secretário inicia no Lusitanos Saint-Maur nova experiência como treinador, tendo levado para o clube três jogadores portugueses, Hugo Silva, André Fontes e Pedro Nova, devendo ter mais um reforço português em breve.

O Lusitanos Saint-Maur vai cumprir 50 anos na nova temporada e pretende ter "um maior dinamismo" com a criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) presidida pelo português Arthur Machado e "guardar a identidade portuguesa" ao nível dos dirigentes, técnicos e jogadores, descreveu o dirigente Mário da Mota, lembrando que o clube foi fundado por um grupo de portugueses em 1966.

Carlos Secretário cumpre no Lusitanos a sua segunda experiência como emigrante, depois de, enquanto jogador, ter representado o Real Madrid (1996/97), proveniente do FC Porto, clube em que jogou nos períodos de 1993-1996 e 1998-2004.

O Lusitanos Saint-Maur foi campeão da Divisão de Honra, na temporada 2014/15, tendo animado a comunidade portuguesa durante a Taça de França, ao eliminar uma equipa franco-portuguesa da segunda divisão, o Créteil-Lusitanos.