Com o 9.º golo de Lionel Messi na League Cup, o Inter Miami goleou o Philadelphia Union fora de casa por 4-1 na madrugada de quarta-feira e está na final da prova, onde enfrentará Nashville SC ou Monterrey.

Messi marcou um golo espetacular num remate rasteiro de longa distância aos 20 minutos e assim reforçou a sua posição de melhor marcador deste torneio que reúne equipas da MLS e da liga mexicana. Os outros golos foram marcados pelo venezuelano Josef Martínez, o americano-hondurenho David Ruiz e pelo espanhol Jordi Alba, que marcou pela primeira vez com a camisa do Inter.

Menos de um mês após a sua estreia à equipa de Miami, Messi disputará a sua primeira final nos Estados Unidos no sábado, na qual terá a oportunidade de conquistar o 44.º título da sua carreira e afirmar-se como o jogador de futebol mais vitorioso da história.

"Trabalhamos para chegar à final e conseguimos!!! Ainda falta o último passo... @leaguescup", festejou Messi, numa mensagem na sua conta do Instagram.

O craque argentino de 36 anos está empatado com o brasileiro Daniel Alves, com 43 títulos.

Com a exibição de eficácia contra o Philadelphia Union, atual vice-campeão da MLS, o Inter garantiu uma das três vagas em jogo para a Taça dos Campeões da Concacaf, uma das vias de acesso ao Mundial de Clubes da FIFA

"O mais importante hoje é a o apuramento para a Concachampions", disse Gerardo Martino, técnico do Inter, antes de elogiar o esforço e a liderança de Messi em campo.

Messi "tem um grande empenho no jogo, também na recuperação de bola. Está a trabalhar forte e isso contagia os seus companheiros", disse 'Tata'.

No sábado, o Inter Miami disputará a final da Taça das Ligas no seu estádio, caso o Monterrey vença o Nasvhille SC na segunda meia-finmal, desta quarta-feira.

Por outro lado, se o Nashville SC vencer os 'Rayados', jogará em casa contra o Miami.

De qualquer forma, será a primeira final em três anos de vida da equipa, que atualmente é última na MLS mas que Messi o transformou no grande favorito à conquista da Leagues Club, torneio de um mês que reúne as 29 equipas da liga norte-americana e as 18 da liga mexicana.

- Eficácia máxima -

O Inter tomou de assalto o Subaru Park, onde o Union estava invicto há 15 jogos, com um espetáculo de eficácia ao marcar nos quatro remates que fez em direção à baliza.

Como já se tornou uma marca registada desta equipa, o Miami abriu o ativo bem cedo com uma assistência ainda no seu campo do central ucraniano Sergii Kryvtsov para a corrida de Josef Martínez, que finalizou cruzado fora do alcance do guardião André Blake, logo aos 3 minutos.

O jamaicano, melhor marcador do ano passado na MLS, foi buscar a bola pela primeira vez ao fundo da sua baliza quando tinham sido jogados penas 172 segundos.

Nos cinco jogos em que Messi foi titular, o Inter demorou no máximo 12 minutos para marcar o primeiro golo.

O Union, que tinha entrado em campo com um esquema defensivo utilizando três centrais, teve que avançar para alimentar um ataque que não pôde contar com seu homem-golo, o argentino Julián Carranza, ausente devido a uma lesão na coxa.

O húngaro Dániel Gazdag poderia ter empatado aos oito minutos ao ficar cara a cara com o guarda-redes Drake Callender, que fez a primeira das suas defesas salvadoras com a perna.

Quando os donos da casa pressionavam, Messi levou-os a pagar pelos espaços que deixaram para trás com um golo antológico. Josef Martínez recebeu a bola no meio-campo e tocou para o craque argentino que, ao ver Andre Blake recuar em direção à baliza, disparou uma bomba de pé esquerdo, a 31 metros da baliza, que surpreendeu o jamaicano.

O craque de Rosário, que marcou nos seus seis jogos com a camisa rosa do Inter, comemorou um dos golos de maior distância da sua carreira com um grande sorriso.

Nos descontos do primeiro tempo (45+3), o Inter voltou a marcar após uma assistência do finlandês Robert Taylor a subida de Jordi Alba pela lateral esquerda, que finalizou com um remate cruzado.

Após o intervalo, o Union cresceu, mas o norueguês Jakob Glesnes não marcou quando apareceu isolado perante o guardião Callender, que voltou a brilhar numa cabeçada do norte-americano Chris Donovan.

O Philadelphia conseguiu reduzir aos 73, quando o capitão Alejandro Bedoya, de pais colombianos, aproveitou uma sobra na área do Miami e rematou para o fundo da rede apenas três minutos após entrar em campo.

As esperanças de de uma reviravolta dos anfitriões foram frustradas 11 minutos depois, quando o promissor médio David Ruiz, de 19 anos, recebeu uma bola nas costas da defesa adversária e marcou com um remate cruzado.

- Monterrey, a esperança do México -

Na segunda semifinal da Taça das Ligas, o Monterrey tentará manter-se como o único sobrevivente das 18 equipas mexicanas que iniciaram a competição.

Os 'Rayados' têm pela frente o Nasvhille SC, que goleou o Minnesota por 5-0 nos quartos de final.

Mas também não falta confiança em Monterrey. A equipa comandada pelo argentino Fernando Ortiz conseguiu cinco vitórias em cinco jogos, e teve o prazer de eliminar o vizinho Tigres nos oitavos de final. Nos quartos eliminou o Los Angeles FC, atual campeão da MLS, vencendo por 3-2 com reviravolta, após estar perdendo por 2-0.