O Clube Ferroviário de Maputo e o Futebol Clube do Porto rubricaram esta manhã um acordo de parceria que visa apoiar o sector de formação de jogadores de futebol dos “locomotivas”. O acto ocorreu nas instalações da Federação Moçambicana de Futebol.
Com esta parceria, o Ferroviário de Maputo vai concretizar um dos objectivos traçados aquando da criação do projecto “Locomotivas de Esperança” em 2008 que peconiza o estabelecimento de parcerias com grandes clubes europeus, sendo o FC Porto o primeiro a se juntar a esta iniciativa que dentro de poucos anos vai colocar os primeiros jogadores nas equipas seniores do actual líder do Moçambola 2012.
O FC Porto vai associar ao seu projecto de formação, “Dragon Force”, à iniciativa que está a ser levada a cabo pelos “locomotivas” e vai dar o devido apoio técnico à formação de novos jogadores para o futebol moçambicano.
“Nós escolhemos o Ferroviário por ser um clube espalhado por todo Moçambique e através dele esperamos implementar o projecto em todo país numa parceria de longo prazo, de forma a alavancar estratégias de expansão do FC Porto que começará por instalar uma escola “Dragon Force” em Maputo onde pretendemos formar crianças dos 4 aos 6 anos”, disse Luís Castro, Director de Formação do FC Porto.
Luís Castro, disse ainda, que futuro do futebol mundial passa pela melhoria na formação dos jogadores, visto que os “grandes clube da Europa já não esperam por receber jogador na casa dos 15 anos e iniciar nessa altura com a sua formação, daí que a aposta seja formar devidamente desde tenra idade”.
Numa primeira fase espera-se que a primeira escola “Dragon Force” em Moçambique seja instalada no Campo do Ferroviário de Maputo, na Baixa, devendo nos próximos tempos abranger outras zonas da capital moçambicana e do país.
O projecto “Locomotivas de Esperança” está a funcionar no Estádio da Machava e movimento perto de 100 crianças, alimentando as duas equipas de iniciados do Ferroviário de Maputo, sendo que desde a sua criação tem fornecido jogadores para os juvenis e juniores, esperando-se que nos próximos dois anos alguns jogadores estejam já a alinhar na equipa principal.
Comentários