“Tricolores” venceram ao Ferroviário de Maputo no duelo da 19ª jornada do Moçambola.
O Maxaquene estendeu para sete pontos a vantagem que possui na liderança do Moçambola 2012, ao vencer o Ferroviário de Maputo em partida realizada no Estádio da Machava. Com esta vitória, os “tricolores” passam a somar 40 pontos, contra 33 pontos dos “locomotivas” da capital moçambicana, que mantem-se na segunda posição da prova.

Num jogo marcado pela chuva que caiu sem parar ao longo da tarde de sábado, a equipa de Arnaldo Salvado acabou sendo superior ao conseguir dois golos na segunda parte, apontados por Betinho e Jair, conquistando três pontos que a colocam em posição privilegiada para a conquista do título, tendo em conta que os seus adversários diretos perderam pontos.

Para além da derrota do Ferroviário de Maputo, segundo classificado, quem também atrasou-se na corrida ao título foi o Vilanculos FC que foi derrotado na sua deslocação ao terreno do Ferroviário da Beira que venceu por 1-0. Com esta derrota, os Marlins de Inhambane continuam na terceira posição com 32 pontos, sendo seguidos de perto pelos “locomotivas” do Chiveve que passaram a somar 31 pontos e estão na quarta posição.

Outro grande destaque da 19ª jornada do Moçambola vai para o Desportivo Maputo que voltou a ganhar, seis meses após ter sentido o sabor doce de uma vitória na prova. O triunfo dos “alvi-negros” aconteceu na tarde domingo na sua deslocação ao Songo onde venceu o HCB local por 0-1, com o único tento da partida a ser apontado por Maninho. Esta foi a primeira vitória do Desportivo sob comando técnico de Artur Semedo e pode ser o início da fuga da zona de despromoção onde se encontra atualmente com 18 pontos.

Nas outras partidas disputadas este fim-de-semana, realce vai para a goleada por 5-0 infligida pela Liga Muçulmana ao Chingale de Tete, enquanto o Costa do Sol foi ao terreno do Incomáti de Xinavane vencer por 0-1. O Ferroviário de Nampula recebeu e perdeu por 0-1 diante do Têxtil do Púnguè e o Ferroviário de Nacala empatou a zero na receção do Clube de Chibuto.

Na próxima jornada, a 20ª, o Maxaquene recebe o Ferroviário de Nampula, o Ferroviário de Maputo tem uma deslocação difícil ao terreno do Vilanculos FC. O Desportivo Maputo joga com o Clube de Chibuto, o Costa do Sol recebe o Chingale de Tete, a Liga Muçulmana desloca-se ao Songo para defrontar o HCB, o Ferroviário de Pemba recebe em Nampula o seu homónimo da Beira e o Têxtil do Púnguè mede forças com o Incomáti de Xinavane.