As Escolas Primárias Completas de Sikwama, Matola “J” e Mussumbuluco, no município da Matola, foram as vencedoras da 1ª edição do Torneio Pequenada Standard Bank.

Iniciada a 16 de Fevereiro, a competição envolveu perto de 600 crianças de 10 escolas primárias completas desta autarquia, que repartiram entre si prémios em material desportivo no valor de 123 mil meticais.

Esta iniciativa teve por objetivo estimular o interesse das crianças pela prática do desporto, e em especial o futebol. Paralelamente foi desenvolvido o projeto social designado Campanha da Cidadania, que resultou na emissão gratuita de cerca de 1.200 bilhetes de identidade biométricos, pela brigada móvel da Direcção de Identificação Civil.

Abdul Razac, representante do Standard Bank afirmou que «o futebol deve ser, para além da formação desportiva, um excelente parceiro na formação cívica, incutindo nos jovens atletas a paixão pela prática do desporto e a procura pelo auto-respeito, obtido através do Fair Play, pelo que queremos que as crianças vivam a verdadeira festa do futebol».

Eduardo Tembe  representante do Ministério da Juventude e Desportos, apelou para que este tipo de iniciativas continue , porque segundo ele, «muitos destes meninos que evoluíram neste torneio poderão vir a ser as estrelas do Moçambola, no futuro».

A final que ocorreu sábado último, teve como vencedores a Escola Primária Completa de Mussumbuluco que conquistou o primeiro lugar nas categorias de Traquinas e Petizes e a EPC Unidade-H venceu na categoria de Benjamins.