O embate entre o Vilankulos FC e o Matchedje vai marcar as atenções das partidas que envolverão clubes que lutam pela permanência no Moçambola, a principal competição futebolistica de Moçambique.

O jogo será disputado uma semana depois de o representante de Vilanculos ter denunciado uma tentativa de aliciamento para que os «Marlins» pagassem a um suposto jogador do Matchedje para facilitar a vitória à equipa de Inhambane.

Esta suspeita mereceu a devida investigação por parte do Matchedje, que já identificou a quem pertence a conta para a qual deveriam ser canalizados os 20 mil meticais para facilitar o jogo, tendo entregue ao Ministério da Defesa o prosseguimento da investigação do caso.

É sob este cenário que vai disputar-se este encontro, onde só a vitória interessa ao Vilankulos FC, que segue na 11ª posição, a uma da despromoção. O Matchedje já está praticamente despromovido da prova, pois ocupa a última posição com 7 pontos, aguardando pelos dois outros clubes que o acompanharão para a segunda divisão.

O Ferroviário da Beira recebe no Estádio da Machava o Têxtil do Púnguè que está a lutar pela permanência no Moçambola, seguindo na 12ª posição, com 22 pontos. Os «locomotivas» de Maputo, que ainda não garantiram a permanência no Moçambola, seguindo na oitava posição com 27 pontos, vão querer sair do seu burgo com uma vitória.

Outro aflito é o Chingale de Tete, que vai defrontar o HCB do Songo, sendo que a equipa da cidade do carvão segue na 13ª posição, com 21 pontos. A irmandade entre as duas equipas estará colocada de lado, visto que o HCB ainda acalenta esperanças de chegar ao título, pelo que não irá conceder facilidades.