Messi foi destaque nos primeiros instantes e a distribuir jogo abriu os primeiros espaços na defesa nigeriana, dispondo também de uma oportunidade para fazer brilhar Enyeama, o guarda-redes da Nigéria. O “Pulga” atirou ao ângulo superior direito mas viu um voo espectacular negar-lhe o primeiro da Argentina neste Mundial.

Na sequência do lance e cobrado o canto, Gabriel Heinze surgiu na grande área vindo de trás, mergulhou e com um golpe de cabeça fuzilou autenticamente a baliza africana.

Apenas aos 6 minutos de jogo estava consumado o primeiro dos alvicelestes no Mundial 2010 e dada uma prova de que não vieram à África do Sul só para estar presente.

O golo não abrandou as intenções dos sul-americanos e continuou a avalanche ofensiva. Aos 15’, novo remate de Messi e nova defesa de Enyeama e 5 minutos passados foi a vez de Gonzalo Higuain – a passe de Carlitos Tevez – ver o nigeriano negar-lhe o golo quando já se adivinhava o 2-0 no estádio no centro de Joanesburgo.

A Nigéria conseguiu responder já próximo da meia hora de jogo, e tivesse  Ogbuke Obasi sido mais lesto na hora do remate e a Argentina teria sido apanhada em contra pé. O avançado nigeriano surpreendeu-se com o espaço dado pelos argentinos e na hora do remate atirou, com perigo, ao lado da baliza à guarda de Romero.

Aos 36’, e no último lance de perigo do primeiro tempo, novo duelo entre Messi e Enyeama. A passe de Di Maria, o jogador do Barcelona tentou mais uma vez o ângulo da baliza, mas o guardião nigeriano opôs-se com mais um grande voo e atirando a bola para canto, para desespero do astro argentino e de Maradona.