O inovador espectáculo multimédia preparado para revelar os escolhidos, que vai durar cerca de 30 minutos, apenas inclui duas ou três perguntas ao seleccionador, mas antes de se conhecerem as suas opções - Queiroz está indisponível para comentar a convocatória, algo que só fará no arranque dos trabalhos.

A cerimónia é apresentada por Pedro Pinto, jornalista da CNN, que, depois das boas vindas, lança um vídeo resumo da qualificação da selecção lusa, que foi segunda no Grupo 1, sendo obrigado a disputar um “play-off”, com a Bósnia-Herzegovina.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madail, será o primeiro interlocutor num conjunto de entrevistas rápidas, seguindo-se novo vídeo, com o desempenho luso em mundiais passados.

Fernando Couto e Carla Couto, o segundo e a primeira futebolistas mais internacionais de sempre pelas selecções, terão também uma conversa curta com Pedro Pinto, antes de arrancar uma peça sobre a África do Sul e o Mundial2010.

Carlos Queiroz só então falará aos portugueses, respondendo a duas ou três perguntas antes do momento alto da noite, com um vídeo em que são divulgados os 23 futebolistas que vão representar o país no 19.º Mundial: cada um terá direito a cerca de 10 segundos de imagens.

Após esse momento, Eusébio e João Vieira Pinto são os convidados a comentar as escolhas de Carlos Queiroz, no último momento previsto no programa.