Oscar Tabarez não tem dúvidas para o jogo de amanhã com a Holanda. Só um Uruguai na sua expressão máxima poderá concretizar o sonho de atingir a final do Campeonato do Mundo. "Temos de fazer o jogo perfeito", disse o treinador uruguaio na conferência de imprensa de antevisão da meia-final com os holandeses.

"Já passaram 40 anos desde a última vez que estivemos nesta fase. O importante são os sentimentos que despertámos no povo uruguaio. Estamos numa festa para a qual não tínhamos sido convidados, mas penso que temos esse direito", comentou Oscar Tabarez, frisando o impacto deste feito da selecção no seu povo: "Vamos desfrutar do jogo, porque temos milhões de pessoas a ver-nos. É um desafio e uma grande honra."

Sobre o adversário de amanhã, Tabarez exaltou as suas qualidades. "Sempre tive grande respeito pelo futebol holandês. Penso que esta equipa tem uma grande mentalidade ofensiva, mas com grandes defesas. Há algumas críticas, mas penso que evoluiu".

Por outro lado, Tabarez insurgiu-se contra alguma imprensa pelas críticas à forma como chegaram a esta fase, em alusão à mão de Suarez nos quartos-de-final com o Gana que acabou por evitar um golo no último minuto do prolongamento e a consequente eliminação do Mundial. "O que ele fez foi instintivo e não podia prever o que ia acontecer. Não nos falem de falta de modéstia. Estamos orgulhosos com o que fizemos neste Mundial. Não digam que fazemos batota porque não aceito isso", atirou.

No entender do técnico uruguaio, pertence à Alemanha o futebol mais bonito neste Mundial. Todavia, Tabarez prestou uma homenagem aos seus jogadores: "Os meus jogadores estão a fazer um esforço tremendo, mais do que as outras três equipas. Acho que a sorte não é a única razão. Há muito em jogo e temos sonhos neste Mundial e o futebol dá-nos a oportunidade de realizar os nossos sonhos".

Holanda e Uruguai medem forças por um lugar na final esta terça-feira na Cidade do Cabo, às 20h30 (19h30 em Portugal).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.