O adepto da seleção portuguesa de futebol Jorge Franco vai ser hoje operado a uma fratura no fémur da perna esquerda, em Campinas, no interior de São Paulo, depois de ter sofrido um acidente no Brasil.

O adepto, de 42 anos, conhecido por fazer loucuras para acompanhar a equipa das “quinas” noutros países, foi atropelado na berma da uma autoestrada na cidade de Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, na segunda-feira, após ter percorrido de bicicleta cerca de dois mil quilómetros numa semana, entre Porto Alegre e São Paulo.

Em Mundiais e Europeus anteriores, o empresário já percorreu 32 mil quilómetros de bicicleta na Europa e atravessou 20 mil quilómetros da África de camião, por exemplo.

"É uma pena que o acidente tenha interrompido a jornada, mas o bom é que ele não se feriu gravemente.

Atropelamentos como esse podem até matar", afirmou à Lusa o ortopedista José Luís Zabeu, responsável pela operação de Franco e coordenador do hospital Ouro Verde, em Campinas.

Segundo o médico, a intenção do paciente era pedalar 20 mil quilómetros e percorrer as 12 cidades-sedes de jogos  do Mundial2014, no Brasil, antes de a competição começar, para depois assistir aos jogos de Portugal.

Franco, que havia iniciado o percurso em Porto Alegre, estava perto a São Paulo, quando foi atropelado, e dirigia-se a Brasília.

De acordo com Zabeu, a recuperação do empresário de Setúbal vai prolongar-se por cerca de dois meses e meio.

"Ele estava muito bem fisicamente", realçou o médico.

Após o acidente, em Itapecerica da Serra, Franco foi levado para Campinas, porque o contato que possuía no Brasil era o da diretora de Turismo local, Alexandra Caprioli, que está a preparar a cidade para receber os treinos da seleção lusa durante o Mundial2014.