O presidente da FIFA garantiu, esta terça-feira, que os preparativos para o Mundial de 2014 no Brasil estão no caminho certo, apesar de os atrasos e a ocorrência de um acidente impossibilitarem que três estádios sejam acabados até ao final do ano.

Joseph Blatter encontra-se no Brasil onde vai decorrer o sorteio do Mundial do próximo ano e já disse que três dos 12 estádios para o campeonato do Mundo não estarão concluídos até 31 de dezembro.

O mesmo responsável considerou, contudo, que apenas o estádio de São Paulo onde uma grua caiu e danificou parte da estrutura que estava a ser construída irá demorar mais a ser concluído, com previsão para o final de fevereiro. Já no caso dos restantes dois, os atrasos referem-se a detalhes pelo que as infraestruturas até podem ser consideradas acabadas.

Além dos estádios de futebol, as autoridades brasileiras vão também ter de se concentrar nas questões de alojamento dos adeptos que se irão deslocar ao Brasil, prevendo-se cerca de 600.000 pessoas.

As ligações aéreas, a criminalidade e os altos preços praticados devido à parca oferta são pontos para os quais o setor do turismo tem também alertado.

As autoridades do Brasil enfrentam ainda as críticas da população que defende que os milhares de milhões de reais investidos quer no Mundial de 2014 quer nos Jogos Olímpicos de 2016 seriam melhor aplicados na promoção de melhorias nos transportes, educação e serviços sociais.