O Luso Sporting Club, de Manaus, na Amazónia brasileira, está a organizar a ida de uma claque de luso-brasileiros à partida de Portugal contra os Estados Unidos no Mundial2014 de futebol, que ocorrerá em 22 de junho.
«Queremos ter uma torcida [claque] de pelo menos cem pessoas, entre portugueses e brasileiros, para fazer muito barulho no estádio», afirmou à agência Lusa o presidente do clube, o luso-brasileiro Jair Correa, neto de portugueses.
Correa realçou que a receção da comunidade portuguesa na cidade à seleção portuguesa será «à brasileira», com muita animação. A claque do clube ainda precisa comprar os bilhetes para a partida. O Luso Sporting Club é um clube sócio-recreativo, e possui atualmente cerca de 500 associados.
O que mais pode atrapalhar os futebolistas portugueses em Manaus, segundo Correa, é o clima. A cidade amazônica é quente e húmida em todo o ano, embora a humidade seja ainda maior entre os meses de dezembro e maio. A partida na Arena da Amazónia ocorrerá às 15h00, horário em que ainda pode haver sol forte.
«O clima é um fator que todas as equipas temiam, e esperavam não jogar aqui. Temos de usar o ar condicionado o tempo todo, dentro de casa, no trabalho, no carro. É muito quente», disse.
Correa realçou que o calor não vai prejudicar somente a equipa de Portugal, mas também a dos Estados Unidos e que, por isso, não será um problema. Ele também apostou na presença de Cristiano Ronaldo para atrair mais público para a partida, tanto entre a comunidade luso-brasileira como entre os brasileiros de outras partes do país.