A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, revelou hoje que vai convidar o Papa Francisco, um apaixonado do futebol, para o Mundial2014, na audiência que terá na sexta-feira no Vaticano.

"Vou convidá-lo para o Mundial", declarou a Chefe do Estado do Brasil, ao anunciar que vai assistir no consistório que designará os novos cardeais, entre os quais figura o brasileiro Orani Tempesta, atual arcebispo do Rio de Janeiro.

Dilma Rousseff recordou que o Papa Francisco é adepto do clube de futebol argentino San Lorenzo, prevendo que no Mundial do Brasil cada um apoiará a sua seleção.

"Ele deve apoiar a sua equipa (Argentina) e eu a minha (Brasil)", declarou, revelando depois o convite que tenciona fazer ao líder supremo da Igreja Católica.

A presidente brasileira afirmou respeitar muito Francisco, por ter "um compromisso com os pobres" e por ser um Papa latino-americano argentino.

O Papa Francisco, antigo arcebispo de Buenos Aires, é desde a infância sócio do San Lorenzo de Almagro - campeão do torneio de abertura de 2013 -, tendo recordado por várias vezes que ía com o seu pai ao estádio Gasometro para assistir às partidas de futebol.

No mítico estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, onde se vai jogar a final do Mundial2014 a 13 de julho, a equipa do Papa Francisco perdeu 2-0 com o Botafogo, clube da cidade, na semana passada, numa partida da segunda fase da Taça dos Libertadores.