A eliminação prematura da Espanha do Mundial2014 fez manchete em praticamente todos os Media do país, cujas plataformas “online” passaram o dia de hoje a titular a abdicação real de Juan Carlos.

“Espanha fora do Mundial após derrota com o Chile”, referiu o diário El Pais poucos segundos após o apito final do encontro do Grupo B, no Maracanã, onde o combinado de Vicente del Bosque somou a segunda derrota consecutiva na competição que decorre no Brasil.

Por sua vez, o desportivo Marca escreve “Estrellados”, um trocadilho com a palavra “estrella” (estrela), que se pode traduzir por “estampados”, referindo o jornal na sua primeira página, na internet, que o “Campeão foi o primeiro a cair”.

O catalão El Mundo Deportivo escreve: “Espanha despede-se pela porta de trás”, enquanto o Sport, da mesma região autonómica, sintetiza: “KO histórico de Espanha”.

Voltando aos generalistas, o Publico faz menção à outra novidade do dia: “Espanha abdica no Maracanã”, enquanto o ABC resume num título simples “Espanha diz adeus ao Mundial”.

“Fracasso Mundial” são as palavras bem “gordas” na página inicial do El Mundo, enquanto o desportivo madrileno AS refere: “Maracanazo e adeus”, recorrendo à expressão utilizada em 1950 para sintetizar a derrota do Brasil na final frente ao Uruguais, em pleno Maracanã.

Nesta primeira “onda” de títulos– ainda sem as habituais crónicas e comentários que se sucedem às partidas” –, destaque para o “sítio” da TVE, televisão pública, que refere: “A sombra de Espanha diz adeus ao Mundial”, enquanto a Telecinco escreve: “Fim do sonho da segunda estrela”, aludindo ao símbolo de campeão do mundo que as camisolas espanholas ostentam.