Os campeonatos do Mundo de futebol são geralmente associados à glória dos vencedores em contraste com a angústia dos derrotados, mas, no entanto, as histórias dos mundiais não se esgotam nos golos marcados ou sofridos pelas equipas, havendo centenas de pequenas histórias que acabaram por deixar grandes marcas na maior competição do desporto rei.

Estamos, portanto, a falar dos erros que direta ou indiretamente acabaram por definir o rumo da competição, o rumo das carreiras de jogadores, treinadores e árbitros, e até o fim de algumas delas. 

Campeonato do Mundo 2010 - Jorge Larrionda

Nos oitavos de final do Mundial 2010, Inglaterra e Alemanha voltavam a encontrar-se para o acesso aos quartos de final da prova, e num dos erros mais célebres em campeonatos do Mundo Lampard viu ser-lhe anulado um golo limpo pela equipa de arbitragem. A Alemanha vencia por 2-1, mas a Inglaterra conseguia empatar aos 39’ minutos de jogo com um remate de belo efeito do médio do Chelsea. No entanto, a equipa de arbitragem anularia o golo limpo à Inglaterra e acabaria por despoletar a discussão sobre a introdução das novas tecnologias no futebol. Curiosamente, na final do Mundial de 1966 a Inglaterra havia sido beneficiada frente à Alemanha com um golo em que a bola não ultrapassara a linha de golo. Justiça divina?

Amanhã não perca o erro de uma árbitro tunisino que permitiu a Maradona entrar definitivamente para a mitologia dos Campeonatos do Mundo.