Os campeonatos do Mundo de futebol são geralmente associados à glória dos vencedores em contraste com a angústia dos derrotados, mas, no entanto, as histórias dos mundiais não se esgotam nos golos marcados ou sofridos pelas equipas, havendo centenas de pequenas histórias que acabaram por deixar grandes marcas na maior competição do desporto rei.

Estamos, portanto, a falar dos erros que direta ou indiretamente acabaram por definir o rumo da competição, o rumo das carreiras de jogadores, treinadores e árbitros, e até o fim de algumas delas.

Campeonato do Mundo 1994 - Andres Escobar

No primeiro campeonato do mundo organizado nos EUA, a Colômbia precisava de vencer os anfitriões do torneio para continuar em prova, mas um cruzamento de John Harkes acabaria por trair Andres Escobar que involuntariamente dava a vantagem à equipa norte-americana. Apesar da boa resposta da Colômbia, a equipa de Escobar viria a ser eliminada do Campeonato do Mundo com uma derrota por 2-1, e que ficaria para sempre associada ao auto-golo do defesa colombiano. Numa trágica sucessão de acontecimentos, Andres Escobar viria a ser brutalmente assassinado e o seu corpo a aparecer 10 dias depois do fatídico jogo. A morte de Escobar ficou sempre envolta em mistério e associada aos barões da droga, que alegadamente teriam culpado Escobar por elevadas perdas em apostas.

Não perca amanhã um dos erros mais embaraçosos em campeonatos do mundo envolvendo um cão chamado Pickles e o roubo da Taça do Mundo.