As ruas da cidade de Campinas vão ser decoradas com as cores de Portugal, que escolheu aquela cidade do estado de São Paulo para quartel-general durante o Mundial2014 de futebol.

Estão também previstas atividades que envolvam os moradores da cidade, com o prefeito (presidente da câmara) Jonas Donizette a adiantar que uma das ideias é realizar festivais gastronómicos e culturais, com ligação aos países que estarão instalados em Campinas. Além de Portugal, também a Nigéria estagiará na cidade.

"No caso de Portugal, teremos o apoio de toda a comunidade lusa. (...) E vamos envolver essa comunidade para poder fazer uma programação bastante rica para receber os turistas", disse Donizette.

A diretora de Turismo e Desenvolvimento Económico da cidade, Alexandra Caprioli, adiantou que já se reuniu com representantes da comunidade portuguesa em Campinas e que ainda vai encontrar-se com o cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, para programar atividades oficiais e diplomáticas.

Entre as atividades sugeridas pela comunidade portuguesa está a transmissão das partidas de seleção em ecrãs gigantes.

Adelino da Ponte, presidente da Casa de Portugal na cidade, acrescentou que está a organizar encontros entre os membros da comunidade e representantes da delegação da equipa de futebol.

“Estou animado com a vinda da seleção. A sua presença vai mostrar Campinas ao mundo”, disse.

Segundo Caprioli, a seleção portuguesa deverá chegar a Campinas a 07 de junho, cinco dias antes do início do Mundial2014. Portugal estreia-se a 16 de junho, contra a Alemanha, em Salvador, na primeira parte do Grupo G, no qual estão igualmente o Gana e os Estados Unidos.

Além da seleção portuguesa, Campinas espera também receber turistas e jornalistas, com o prefeito Jonas Donizette a acreditar que a presença de Cristiano Ronaldo, que recentemente recebeu a Bola de Ouro da FIFA, e a vontade dos portugueses conhecerem o Brasil podem trazer mais pessoas à cidade.

Caprioli disse não ter ainda qualquer estimativa sobre o número de turistas que poderão visitar Campinas, embora já tenha questionado a FIFA sobre o número de bilhetes comprados por portugueses. A responsável espera que os portugueses que residem no Brasil viajem até à cidade.

Ainda segundo a diretora de Turismo, Campinas terá um ‘city tour’ de duas horas e serão entregues folhetos sobre a cidade, devendo ser lançado um programa de voluntariado para ter pessoas a ajudar os turistas, além da instalação de mais sinais de informação.

“A ideia é que o turista, quando desembarcar, já conheça a cidade, mesmo que o tempo de permanência seja pequeno e que ele use a cidade apenas como local de passagem para ver outros jogos", afirmou.

Segundo Caprioli, os três voos semanais da TAP entre Lisboa e o aeroporto de Viracopos, em Campinas, de onde saem voos para todas as capitais dos Estados brasileiros, podem trazer mais pessoas à cidade.