A eliminação da Itália do play-off de acesso ao Mundial'2018 frente à Suécia foi uma das grandes surpresas da fase de apuramento para o próximo campeonato do Mundo e não faltaram análises na imprensa internacional pelo falhanço da 'Squadra Azzura' em marcar presença na Rússia.

Ora a última justificação para a eliminação da Itália do Mundial'2018 tem a ver com Portugal, e com o herói do Euro'2016 que deu o primeiro título internacional aos portugueses.

De acordo com o jornal Daily Mirror, o golo de Éder na vitória de Portugal sobre a Itália num particular disputado em Genéve a 16 de junho de 2015  afetou o ranking da seleção transalpina e tirou os italianos do pote 1 do sorteio da qualificação para o Mundial2018.

A Itália acabou por cair para o pote 2, por troca com a Roménia, e acabaria por terminar em segundo lugar do grupo de qualificação onde encontraria a seleção de Espanha. Com o segundo lugar do grupo, Itália foi obrigada a disputar o play-off com a Suécia onde acabaria por perder frente à formação sueca.