Começa uma nova semana decisiva para as seleções por essa Europa fora. Joga-se a última jornada dupla de qualificação para o Mundial 2018 e ficarão a saber-se os qualificados para o Campeonato do Mundo e as equipas que irão ao play-off.

À cabeça surge Portugal. A seleção lusa encontra-se num duelo taco a taco com a Suíça e tudo se irá decidir nos dois próximos jogos. No sábado, dia 7 de outubro, a equipa das Quinas desloca-se a Andorra e depois, no dia 10 de outubro, recebe a Suíça no Estádio da Luz, no jogo que poderá decidir tudo no Grupo B.

Por outro lado, a seleção helvética irá receber a Hungria no dia 7 de outubro, antes de se deslocar ao jogo decisivo em Lisboa. Nos outros jogos do Grupo, A seleção das Ilhas Faroé recebe a Letónia no dia 7 de outubro. Já no dia 10, a Hungria recebe as Ilhas Faroé e a Letónia recebe a seleção de Andorra.

Grupo C, E e F iniciam hostilidades rumo à Rússia

O primeiro dia da jornada europeia de qualificação inicia-se no dia 5 de outubro, com um confronto entre adversários diretos no grupo da Alemanha.

No Grupo F, a Polónia lidera o grupo mas tem Montenegro e Dinamarca muito perto, que estão apenas a três pontos. No primeiro dia, a seleção polaca desloca-se ao terreno da Arménia, Montenegro defronta a Dinamarca e a Roménia recebe o Cazaquistão. Já na jornada final de qualificação, a Dinamarca vai receber a Roménia enquanto que a Polónia recebe a seleção de Montenegro.  No outro jogo, o Cazaquistão recebe a Arménia.

Nas contas do Grupo C, a Alemanha lidera a classificação, com a Irlanda do Norte a cinco pontos. Na primeira jornada, a seleção germânica poderá logo decidir as contas do grupo, visto que enfrenta a Irlanda do Norte, com uma vitória a garantir a qualificação direta para o Mundial. Nos outros jogos, a seleção do Azerbaijão recebe a República Checa e São Marino defronta a Noruega. Já na jornada final, a equipa alemã recebe o Azerbaijão e a Irlando do Norte desloca-se à Noruega. Já a República Checa recebe São Marino.

Já no Grupo F, a Inglaterra lidera e, tal como a Alemanha, tem cinco pontos de vantagem sobre a Eslováquia, a segunda classificada. A seleção dos Três Leões entra em campo frente à Eslovénia, enquanto que a Eslováquia desloca-se ao terreno da Escócia. Já Malta enfrenta a Lituânia. Na jornada final, a equipa inglesa desloca-se ao terreno da Lituânia e Eslováquia recebe a seleção de Malta. Já a Eslovénia recebe a Escócia.

Segundo dia vê Espanha e Itália a tentarem garantir o apuramento

O segundo dia da jornada dupla de qualificação europeia vê entrar em ação o Grupo D, o grupo G e o grupo I, de onde se destaca os jogos de Espanha e Itália.

As primeiras equipas a entrar em campo neste dia são as do Grupo D. A Sérvia lidera a tabela de classificação e conta com o País de Gales em segundo lugar, a quatro pontos. E é mesmo a seleção galesa a começar, deslocando-se ao terreno de Geórgia. Já o líder sérvio desloca-se ao terreno da Áustria. A República da Irlanda, que está apenas a um ponto do País de Gales, recebe a Moldávia. Na jornada final, o acesso ao play-off ou mesmo ao apuramento poderá discutir-se no encontro entre País de Gales e República de Irlanda enquanto que a Sérvia recebe a Geórgia. No outro encontro, a Moldávia recebe a Áustria.

De seguida, vem o Grupo G, aquele que poderá atrair mais atenções, devido à luta feroz entre Espanha e Itália pelo apuramento direto. A equipa espanhola lidera o grupo, com mais três pontos que o conjunto transalpino. Assim, a Itália recebe a Macedónia enquanto que a Espanha enfrenta a Albânia. Já o conjunto do Liechestein recebe Israel. Na jornada final, a Espanha desloca-se a Israel enquanto que a Itália vai jogar com a Albânia. A Macedónia vai receber também Liechtenstein.

O segundo dia da jornada europeia conta ainda com o confronto do Grupo I, onde existem quatro equipas que podem garantir o apuramento. A Croácia lidera a tabela, com os mesmos pontos que Islândia, mas têm a Turquia e a Ucrânia apenas a dois pontos. Assim, a Turquia recebe a Islância, enquanto que a Croácia recebe a Finlândia. Já a seleção do Kosovo vai enfrentar a Ucrânia em casa. Na jornada final, que pode ser de todas as decisões, a Ucrânia recebe a Croácia, a Finlândia recebe a Turquia e a Islândia enfrenta a seleção de Kosovo.

No dia de Portugal, também se joga o destino da França e o play-off do grupo da Bélgica

O terceiro dia da jornada europeia conta com o grupo de Portugal, uma disputa a três no grupo da França e, com a Bélgica já qualificada, a disputa pelo play-off do Grupo H.

No Grupo A, a França lidera com 17 pontos mas tem a Suécia a um ponto e a Holanda a quatro. Na primeira jornada, a França desloca-se ao terreno da Bulgária enquanto a Suécia recebe a equipa de Luxemburgo. Já a Holanda vai jogar a casa da Bielorrússia. Na jornada final, a França recebe a Bielorrúsia, a Holanda joga em casa contra a Suécia e Luxemburgo joga com a Bulgária.

No Grupo H, com a Bélgica já qualificada, a luta pelo play-off será entre a Grécia, Bósnia Herzegovina e Chipre. Na primeira jornada, a Bósnia Herzegovina recebe a Bélgica, Chipre joga com a Grécia em casa e Gibraltar vai defrontar a Estónia. Na jornada final, Bélgica recebe a seleção cipriota, Grécia defronta Gibraltar e a Bósnia Herzegovina vai ao terreno da Estónia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.