O Brasil juntou-se a Rússia, Croácia, Uruguai e França nos quartos-de-final do Mundial2018. A seleção canarinha teve finalmente um 'cheirinho' de Neymar, o grande obreiro da vitória sobre o México por 2-0. Marcou o primeiro e e teve atuação preponderante no segundo. Os comandados de Tite vão medir forças com o vencedor do Bélgica - Japão. Pelo sétimo Mundial consecutivo, o México é afastado nos oitavos-de-final.

As melhores imagens do Brasil - México

A Alemanha ficou-se pela fase de grupos, Portugal, Argentina e Espanha não passaram dos oitavos de final. O Brasil tentava sobreviver a razia que se abateu sobre os favoritos, frente a um México que venceu a Alemanha na fase de grupos e chegava cheio de moral. Apesar de nunca ter vencido os 'canarinhos' nos anteriores quatro jogos entre ambos em Mundial (nem sequer um golo os Aztecas marcaram), havia a convicção de que era possível enviar Neymar e companhia para casa.

Para isso, o selecionador mexicano, Juan Carlos Osório, mexeu na equipa, com a colocação de Rafa Márquez (está a disputar o seu quinto Mundial) à frente da defesa, para dar estabilidade a dupla de médios formado por Guardado e Hector Herrera (o único 'português' no onze, já que Layún, Corona e Jiménez ficaram no banco).

No lado canarinho, poucas novidades. Tite não pode contar com Marcelo, pelo que Filipe Luiz continuou no onze. William, que continua a não convencer, também manteve a sua posição.

Os números do Brasil-México: 'Canarinha' dominou em quase tudo, com William em destaque
Os números do Brasil-México: 'Canarinha' dominou em quase tudo, com William em destaque
Ver artigo

Contrariando o favoritismo dos cinco vezes campeões do Mundo, o México entrou muito bem no encontro, criando várias situações de perigo junto a baliza de Alisson. O corredor direito do Brasil era o preferido, onde Carlos Vela, Gallardo e Guardado iam dando muito trabalho a Fágner. Do outro lado era Lozano quem iam dando cabo de Felipe Luiz. Guardado primeiro e Herrera depois, deram os primeiros sinais, de uns bons 20 minutos do México,

Depois apareceu o Brasil, 'carregado' por Neymar. O craque começou a aparecer, com fintas estonteantes e arrancadas fantásticas. E, com ele, apareceu Ochoa, o melhor dos mexicanos. Negou o golo a Gabriel Jesus aos 33, numa boa saída.

O segundo tempo arranca praticamente com o golo do Brasil. Fantástica arrancada de William pela direita, com centro para a pequena área onde apareceu Neymar a desviar de carrinho para o 1-0, aos 51 minutos.

Juan Carlos Osório, selecionador mexicano, teve de reagir, lançando Jonathan dos Santos para o posto do lateral Álvarez, depois de ter trocado Rafa Marquez por Miguel Layún ao intervalo. Pouco tempo depois trocou de avançados, com a entrada de Raul Jiménez para o lugar de Chicharito Hernández.

Mas o Brasil quem dominava, criava situações de golo e só não marcava porque Ochoa esteve numa grande tarde. O guarda-redes mexicano mostrou pergaminhos com defesas fantásticas e negou o golo a Coutinho aos 48, Paulinho aos 59 (estirada espetacular), William aos 64 (defesa fantástica com a ponta dos dedos). Neymar também esteve perto do 2-0 aos 68 mas o seu remate saiu contra as pernas de um defensor.

Com o México subido no terreno, à procura do empate, o Brasil aproveitou o muito espaço nas costas da defensiva 'azteca' para fazer o 2-0. Pase fantástico de Fernandinho (entrou no segundo tempo no posto de Paulinho) para Neymar, que arrancou para a área, rematou de 'bico', Ochoa defendeu mas para os pés de Firmino que só teve de encostar. O atacante do Liverpool marcava dois minutos depois de estar em campo.

Ao quarto encontro, Neymar e William justificam a titularidade e colocam o Brasil nos quartos-de-final, onde já estão a Rússia, o Uruguai, a França e a Croácia.

Pelo sétimo Mundial consecutivo, o México é afastado nos oitavos-de-final. Já o Brasil continua com o sonho do hexa. Vai enfrentar o vencedor do Bélgica - Japão nos 'quartos'.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.