A primeira jornada da fase de grupos do Mundial 2018 termina na próxima terça-feira, mas já houve vários resultados surpreendentes na Rússia, nomeadamente a derrota da atual campeã Alemanha diante do México, por 1-0, e os empates de Brasil e Argentina frente a Suíça e Islândia, respectivamente.

Um dos resultados mais surpreendentes no Mundial 2018 até ao momento foi a derrota da Alemanha no jogo de estreia com o México em Moscovo. A formação 'azteca' surpreendeu os atuais campeões do Mundo com um golo solitário de Hirving Lozano e lidera agora o Grupo F. Os dados estatísticos da GoalPoint no final do jogo mostram que a Alemanha até foi superior ao México em vários aspectos, mas a boa organização defensiva demonstrada pela equipa liderada por Juan Carlos Osório permitiu aos mexicanos ganhar mais duelos (46-58) e garantir um triunfo histórico sobre os campeões do mundo.

Mundial 2018: Alemanha-México em números
Mundial 2018: Alemanha-México em números
Ver artigo

Com a derrota na estreia, a Alemanha foi o sexto campeão do mundo a começar a defesa do título com uma derrota, depois de Espanha, França, Argentina, por duas vezes, e Itália.

Há quatro anos, a Espanha, depois de ter estado à frente no marcador, sucumbiu frente à Holanda, por 5-1, e foi o fim de uma era gloriosa da ‘roja’, bicampeã europeia, em 2008 e 2012, e mundial, em 2010.

No Mundial2002, na Coreia do Sul e no Japão, a França, liderada por Roger Lemerre, sucumbiu no início da defesa da coroa de forma retumbante contra o Senegal, por 1-0, em Seul, com um golo de Papa Bouba Diop.

A Argentina também foi surpreendida no Mundial1990, em Itália, com uma derrota frente aos Camarões, por 1-0, com um golo de Omam Biyik, embora o conjunto liderado por Maradona tenha conseguido chegar à final, que perdeu com a Alemanha.

A seleção argentina já sabia o que era perder o jogo inaugural após conquistar o título, dado que, depois de erguer o troféu em 1978, em sua casa, perdeu no jogo inaugural do Mundial1982, em Espanha, frente à Bélgica, por 1-0, em Barcelona, mas chegou à segunda fase.

A Itália, que venceu consecutivamente os títulos de 1934 e 1938 – ao que se seguiu um interregno sem Mundiais em 1942 e 1946 -, perdeu na sua estreia Mundial1950, no brasil, frente à Suécia, por 3-2, e foi afastada da fase seguinte.

Islandeses travaram Messi e companhia

Mundial 2018: Argentina-Islândia em números
Mundial 2018: Argentina-Islândia em números
Ver artigo

Um dia antes da derrota da Alemanha frente ao México, a Argentina de Lionel Messi estreou-se no Mundial 2018 frente à Islândia com um empate a 1-1. Kun Aguero abriu o marcador aos 19' minutos e colocou a seleção 'albiceleste' na frente do marcador. No entanto, os islandeses não se intimidaram perante 'tantos craques' e antes do intervalo conseguiram chegar ao empate com um golo de Finnbogason aos 23 minutos. Embora não tenha tido uma exibição de encher o olho, Lionel Messi foi um dos jogadores mais inconformados na Argentina, tentando desbloquear o marcador nos minutos finais, com várias tentativas de fora da área. Aliás, em termos colectivos a seleção das 'pampas' praticamente não existiu.

Mundial 2018: Messi é o MVP do Argentina - Islândia
Mundial 2018: Messi é o MVP do Argentina - Islândia
Ver artigo

Faltou muita criatividade aos homens comandados por Sampaoli, que muitas vezes endossavam a bola a nº 10, quando faltavam soluções. No segundo tempo, Lionel Messi esteve perto de dar a vitória à Argentina na marcação de uma grande penalidade, mas uma grande intervenção do guarda-redes Hannes Halldorsson garantiu um ponto para a Islândia no Grupo D.

Remate de Coutinho foi insuficiente para uma estreia vitoriosa do Brasil diante da Suíça

Mundial 2018: Brasil-Suíça em números
Mundial 2018: Brasil-Suíça em números
Ver artigo

Depois da derrota da Alemanha com o México e do empate da Argentina com a Islândia, o Brasil estreou-se em Rostov com um empate frente à Suíça a 1-1 no Grupo E. Philippe Coutinho deu vantagem à 'canarinha' com um grande golo aos 20 minutos, com um remate de fora da área, mas Zuber fez a igualdade, aos 50 minutos, na sequência de um pontapé de canto.

Mundial 2018: Neymar é o MVP do Brasil-Suíça
Mundial 2018: Neymar é o MVP do Brasil-Suíça
Ver artigo

Neymar foi um dos melhores jogadores em campo do lado do Brasil, mas a boa organização da equipa helvética conseguiu anular o 'craque' do PSG e garantir um empate precioso frente a um dos grandes candidatos ao título mundial.

França e Uruguai venceram pela margem mínima

Do restrito lote de seleções que já venceram o Mundial, França e Uruguai foram as equipas que até ao momento conseguiram somar vitórias no jogo de estreia. A Inglaterra estreia-se hoje no campeonato do Mundo frente à Tunísia, em jogo a contar para o grupo G, e em caso de vitória entra para o grupo de equipas que já venceram um Mundial com um triunfo nesta edição.

As estatísticas do Uruguai - Egito pelo GoalPoint. Defesa foi o MVP do jogo
As estatísticas do Uruguai - Egito pelo GoalPoint. Defesa foi o MVP do jogo
Ver artigo

Contra o Egipto, o Uruguai sentiu muitas dificuldades para somar os três pontos. Um golo do central José María Giménez, aos 89 minutos, permitiu ao Uruguai somar uma vitória tangencial sobre o Egito no encontro da primeira jornada do Grupo A.

Já a França, campeã do Mundo em 1998, sentiu também muitas dificuldades para somar os três pontos no jogo de estreia no Campeonato do Mundo 2018 diante da Austrália. Um golo de Griezmann de grande penalidade e um tento de Pogba permitiram à França estrear-se com um triunfo frente a Austrália (2-1) em partida do grupo C.

Mundial 2018: França-Austrália em números
Mundial 2018: França-Austrália em números
Ver artigo

Mas não se pense que a equipa gaulesa teve vida fácil frente aos 'socceroos'. Os vicecampeões europeus só chegaram à vantagem ao minuto 58. De grande penalidade, convertida por Antoine Griezmann. O golo fica para a história dos Mundiais como o primeiro nascido depois de o árbitro reverter uma decisão, com recurso ao VAR.

Mundial 2018: Griezmann é o MVP do França - Austrália
Mundial 2018: Griezmann é o MVP do França - Austrália
Ver artigo

Apenas quatro minutos volvidos e a Austrália empatou o encontro. Jedinak, ao minuto 62, também de grande penalidade empatou a contenda. Já quando o encontro caminhava para o fim, Pogba, a meias com Aziz Behich  (81´), estabeleceu o resultado final.

Portugal e Espanha empataram a 3-3 num dos melhores jogos da jornada inaugural

Já a Espanha, campeã mundial em 2010, não foi além de um empate a 3-3 com a seleção nacional de Portugal. Com três golos de Cristiano Ronaldo, Portugal empatou 3-3 com a Espanha em encontro da primeira jornada do Grupo B, disputado em Sochi.

Mundial 2018: Cristiano Ronaldo é o MVP do Portugal-Espanha
Mundial 2018: Cristiano Ronaldo é o MVP do Portugal-Espanha
Ver artigo

O capitão da seleção lusa, que se tornou o quarto jogador da história a marcar em quatro mundiais, faturou aos quatro minutos, de grande penalidade, aos 44, com a ajuda de um 'frango' de De Gea, e aos 88, na transformação perfeita de um livre direto.

Mundial 2018: O Portugal-Espanha em números
Mundial 2018: O Portugal-Espanha em números
Ver artigo

Por seu lado, Diego Costa, aos 24 e 55 minutos, e Nacho, aos 58, faturaram para os espanhóis, que repartem o segundo lugar do agrupamento com Portugal, com um ponto, a dois do líder Irão, de Carlos Queiroz, que bateu Marrocos por 1-0.