28 anos depois, a Inglaterra atinge as meias-finais do Mundial, juntando-se a França e Bélgica. A equipa de Gareth Southgate bateu a Suécia por 2-0 e espera agora pelo resultado do jogo entre Rússia e Croácia (19h) para conhecer o adversário das 'meias'.

A partida começou com Inglaterra a tentar construir face a um bloco médio/baixo da Suécia. A equipa nórdica, por sua vez, aproveitava todos os momentos de bola parada para despejar bolas na área contrária.

A equipa dos Três Leões continuou a insistir e acabou por chegar à vantagem ao minuto 30, fruto de uma receita que os suecos conhecem bem: golo de cabeça na sequência de uma bola parada. Canto marcado por Young e Harry Maguire, em antecipação a Forsberg, a cabecear certeiro para a baliza sueca.

Os ingleses chegariam ao 2-0 novamente de cabeça, ao minuto 59, com Dele Alli a apontar o seu primeiro golo neste Mundial: Lingard recebeu a bola de Trippier, cruzou para o segundo poste e o jogador do Tottenham, livre de marcação, bateu Olsen de cabeça. Alli tornou-se ainda no segundo jogador mais jovem da Inglaterra a marcar num Mundial.

Jordan Pickford, guarda-redes do Everton, foi também ele essencial neste triunfo, com três excelentes defesas na segunda parte, que salvaram a Inglaterra de males maiores.

A seleção inglesa garante, assim, a terceira presença nas meias-finais do Campeonato do Mundo, depois de uma primeira em 1966 (2-1 a Portugal), rumo ao título, e uma segunda em 1990, acabando derrotada por 4-3 nos penáltis, após 1-1 nos 120 minutos, face à RFA.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.