A vitória da Suíça contra Sérvia no mundial de futebol, com golos dos jogadores de origem albanesa Xhaka e Shaqiri, foi festejada na Albânia como se tivesse sido um triunfo da sua seleção nacional, noticia a agência espanhola EFE.

Os golos de Granit Xhaka e de Xherdan Shaqiri no último minuto motivaram um clima de festa na praça central "Skenderbej", em Tirana, onde perto de três mil pessoas se haviam reunido para acompanhar a transmissão televisiva da partida.

O entusiasmo dos adeptos albaneses transbordou quando Xhaka e Shaqiri, ambos futebolistas originários do Kosovo, marcaram os golos da Suíça, mas fazendo com as mãos o desenho da águia, símbolo da nação albanesa.

"Todos nós festejamos como se fosse uma vitória da seleção da Albânia e do Kosovo, porque vimos as águias sobrevoar o estádio de Kaliningrado", comentou o presidente do país, Ilir Meta, declarando-se adepto da seleção helvética.

"Os albaneses enlouquecem os sérvios. Vitória extraordinária da Suíça. Xhaka e Shaqiri exaltam também a Albânia", é o título do diário desportivo "Panorama Sport", que publicou em manchete uma foto dos futebolistas a fazer a águia com as mãos, após marcarem o golo.

Além de Xhaka e Shaqiri, alinham na seleção suíça outros jogadores de origem albanesa, Blerim Dzemaili e Valon Behrami.

A Albânia e Sérvia são historicamente países rivais e as relações entre ambos estão comprometidas por causa da questão do Kosovo, uma antiga província sérvia, com uma população maioritariamente albanesa, que declarou unilateralmente a independência em 2008.

Para assinalar a vitória da Suíça, o jornal Shqiptarja titulou: "As águias voam na Rússia, os albaneses fintam os sérvios e deixam-nos enfurecidos".

A imprensa desportiva albanesa refere que esta partida será recordada durante muito tempo por todos os albaneses do mundo e que o resultado deixa agora a Sérvia com a missão quase impossível de ganhar ao Brasil, cinco vezes campeão do mundo.

Por outro lado, a vitória da Suíça deixa os helvéticos muito perto dos oitavos-de-final, faltando ainda jogar contra a Costa Rica.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.