Com apenas mais uma jornada para disputar, esta segunda-feira serão conhecidas mais duas seleções que vão marcar presença no Campeonato do Mundo de 2018, que terá lugar na Rússia.

Recorde-se que, na Europa, Rússia (anfitriã), Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Espanha e Polónia já têm passaporte para o Mundial.

As formações que compõem o Grupo D, G e I entram em ação esta noite. Contudo, o destino das equipas do grupo G ficou definido logo na penúltima jornada, pelo que os desafios desta segunda-feira servirão apenas para cumprir calendário. A Espanha, que venceu a Albânia, já garantiu o apuramento direto para o Mundial, enquanto a Itália, que empatou com a Macedónia, fica no segundo lugar e irá disputar o play-off.

Na derradeira jornada, a 'Roja' desloca-se a Israel, ao passo que os italianos visitam a Albânia, terceiro classificado com menos sete pontos, fechando a participação na fase regular de apuramento.

Classificação do Grupo G:

  1. Espanha 25 pontos/ 9 jogos
  2. Itália 20/ 9
  3. Albânia 13/ 9
  4. Israel 12/ 9
  5. Macedónia 8/ 9
  6. Liechtenstein 0/ 9

Última jornada:

19h45 Moldávia-Áustria

19h45 Sérvia-Geórgia

19h45 País de Gales-Irlanda

Sérvia na 'pole', País de Gales e Irlanda na perseguição

No Grupo D, tudo em aberto. A derrota da líder Sérvia na penúltima jornada, na Áustria (3-2) adiou todas as decisões para esta segunda-feira. Os sérvios mantêm a liderança do grupo, com 18 pontos, mas estão obrigados a vencer a Geórgia, em casa, para não depender de terceiros nas contas da qualificação direta.

País de Gales (17) e República da Irlanda (16), respetivamente segundo e terceiros classificados, medem forças na derradeira jornada, sendo que qualquer uma destas três equipas tem hipóteses de garantir o apuramento direto.

No caso de a Sérvia garantir a passagem direta à fase final, galeses e irlandeses terão, então, de lutar por um lugar no ‘play-off’.

Classificação:

  1. Sérvia 18 pontos/ 9 jogos
  2. País de Gales 17/ 9
  3. Rep. Irlanda 16/ 9
  4. Áustria 12/ 9
  5. Geórgia 5/ 9
  6. Moldávia / 9

Última jornada:

19h45 Moldávia-Áustria

19h45 Sérvia-Geórgia

19h45 País de Gales-Rep. Irlanda

'Suspense' até ao último momento

No Grupo I, a Islândia está muito perto de alcançar mais um feito inédito na sua história. Depois de ter participado, pela primeira vez, num Europeu - chegou aos quartos-de-final em 2016 - os islandeses podem garantir esta segunda-feira a sua estreia em Mundiais. Têm, para isso, de vencer o Kosovo, último classificado com apenas um ponto. O ‘play-off’, esse, já está garantido.

A formação nórdica ‘saltou’ para a liderança do grupo na penúltima jornada, depois de terem vencido a Turquia por 3-0. Somam agora 19 pontos, menos dois que a Croácia e Ucrânia, que medem forças esta segunda-feira.

Um empate com o Kosovo poderá, também, dar o primeiro lugar do grupo aos islandeses, mas nesse cenário teriam de esperar pelo desfecho do Ucrânia-Croácia. Caso haja um vencedor nesta partida e o Islândia-Kosovo termine empatado, Islândia e Ucrânia/Croácia ficariam com 20 pontos.

Neste caso, o desempate pelo primeiro lugar seria feito através da diferença de golos - neste momento, a Islândia tem um saldo de sete golos positivos, a Croácia de nove e a Ucrânia de seis.

Assim, a Croácia, como está em vantagem em relação à Ucrânia, só precisa de empatar com o seu adversário direto para alcançar o segundo posto, que garante a presença no ‘play-off’.

A Turquia, que até à penúltima jornada ainda estava na luta pela presença no Mundial'2018, ficou arredada depois da derrota com a Islândia, e joga agora com a Finlândia apenas para cumprir calendário.

Classificação:

  1. Islândia 19 pontos/9 jogos
  2. Croácia 17/9
  3. Ucrânia 17/9
  4. Turquia 14/9
  5. Finlândia 8/9
  6. Kosovo 1/9

 Última jornada:

19h45 Islândia-Kosovo

19h45 Finlândia-Turquia

19h45 Ucrânia-Croácia

Jogos desta segunda-feira com transmissão televisiva

19h45 Israel-Espanha, SPORT.TV1 (Qualificação Mundial 2018)

19h45 Albânia-Itália, SPORT.TV2 (Qualificação Mundial 2018)

19h45 País de Gales-Irlanda, SPORT.TV3 (Qualificação Mundial 2018)

19h45 Sérvia-Geórgia, SPORT.TV4 (Qualificação Mundial 2018)

19h45 Ucrânia-Croácia, SPORT.TV5 (Qualificação Mundial 2018)

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.