A qualificação para o Campeonato do Mundo prossegue e entra na sua reta final onde ainda há lugares em disputa bem como playoffs para jogar. Há grupos onde as contas estão fechadas e posições de apuramento que estão definidas, mas há 15 seleções que já carimbaram o passaporte para o Mundial do próximo ano que se disputa na Rússia. 'Meio Mundo' já tem o bilhete e esfrega as mãos a pensar na prova russa que arranca no próximo ano.

A Europa é o continente onde mais seleções já se colocaram na fase de grupos da prova. Para além da anfitriã Rússia, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Espanha e Polónia também asseguraram presença na prova. Os ‘diabos vermelhos’ da Bélgica foram os primeiros a conseguir o apuramento sem contar com os anfitriões.

Mais recentemente, os germânicos ficaram em primeiro lugar do grupo C com 10 vitórias em 10 jogos enquanto a Polónia terminou o grupo E no lugar de apuramento direto com mais cinco pontos do que o segundo classificado, Dinamarca. No grupo F, Inglaterra fechou a fase de qualificação no primeiro posto enquanto Espanha venceu o grupo G à frente de Itália que segue para o play-off de apuramento do Mundial 2018.

Quem é que ainda pode ter apuramento direto?

Na qualificação europeia ainda há quatro lugares de apuramento direto para o mundial. Nos grupos A, B, D e I a primeira posição vai estar em disputa na última jornada que se joga durante esta semana. No grupo A, França (20 pontos) disputa o lugar de acesso com Suécia (19 pontos). A Holanda, com 16 pontos, ainda sonha com o apuramento. No grupo B, Portugal e Suíça decidem, no Estádio da Luz, que vai ficar em primeiro lugar e quem segue para o play-off. As duas seleções estão separadas por três pontos.

Os grupos D e I têm contas mais complicadas. Sérvia (18 pontos), País de Gales (17 pontos) e República da Irlanda (16 pontos) podem chegar ao primeiro posto dependendo do último jogo. Já no grupo I há novo embate a três frentes pelo primeiro posto. A Islândia é líder com 19 pontos enquanto a Croácia e a Ucrânia têm menos dois pontos quando falta apenas um jogo para o fecho da qualificação.

Confira as contas europeias

Brasil continua sozinho na América do Sul

A seleção do Brasil continua a ser a única qualificada para o Campeonato do Mundo no continente sul-americano. A formação de Tite perdeu o primeiro encontro (ainda com Dunga), mas recuperou e não perdeu nenhum jogo desde então. O resultado foi o primeiro lugar com carimbo para a Rússia.

Na América do Sul qualificam-se os cinco primeiros com apuramento direto sendo que o sexto necessita de jogar um apuramento em forma de play-off. Neste momento, Uruguai (28 pontos), Chile/ Colômbia (26 pontos) e Perú/Argentina (25 pontos) estão na luta pelos lugares de apuramento.

Confira as contas da América do Sul

América do Norte e Central viu a dramática chegada da Costa Rica

O México era a única seleção da América do Norte a garantir a presença na fase de grupos do Campeonato do Mundo da Rússia, mas a Costa Rica também já se juntou aos ‘aztecas’ na fase final da prova.

Uma assistência de Bryan Ruiz colocou o país centro-americano na fase final devido a um empate com as Honduras nos minutos finais do encontro. Os festejos correram mundo e aumentaram para dois os confirmados na América do Norte e Central.

Confira as contas da América do Norte e Central

Egito junta-se à Nigéria para fazer crescer o contingente africano

O Egito festejou de forma eufórica o apuramento para o Campeonato do Mundo 2018 que chegou na última jornada da qualificação em África. Ao país do norte do continente já se tinha juntado à Nigéria que foi a primeira a garantir presença no campeonato do Mundo neste continente.

Ficam a faltar três representantes de África no Mundial que vão derivar dos três grupos (A,D e C) que ainda não fecharam as contas de que será o primeiro classificado. Em África, apenas os primeiros classificados dos grupos têm acesso à fase de grupos do Mundial.

Confira as contas do continente africano

Ásia já conta com quatro representantes

A qualificação no continente asiático também está perto do fim e há quatro seleções que já garantiram a viagem para a Rússia no próximo ano. Para além do Irão orientado por Carlos Queiroz, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita têm tudo tratado para seguir viagem rumo ao Mundial.

Na vaga restante, Síria e Austrália competem no play-off sendo que, na primeira volta, empataram 1-1.

Confira as contas da Ásia

Na Oceânia, ainda não há qualquer seleção qualificada para o Campeonato do Mundo. Apenas uma seleção pode ser apurada para a fase de grupos, mas para isso necessita de vencer o apuramento e sair vitorioso do play-off de acesso que joga frente ao uma equipa sul-americana.

Confira contas da Oceânia

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.