Em ano de um novo Campeonato do Mundo de Clubes, a FIFA divulgou uma lista de todos os clubes que se sagraram campeões do mundo de clubes. Contudo, o organismo que rege o futebol mundial, resolveu retirar dessa mesma lista o título conquistado pelo FC Porto em 2004, sendo apenas atribuído aos dragões o título de 1987.
A FIFA considera que, entre 2001 e 2004 a prova não teve lugar, isto apesar de, na prática, ter de facto sido disputada, na altura com o nome de Taça Intercontinental, com os azuis e brancos a vencerem o Once Caldas na final, naquela que foi a última edição com o nome supracitado.
Contudo, esta lista vai contra a decisão da mesma FIFA de reconhecer como campeões do mundo de clubes, todas as equipas que venceram a Taça Intercontinental entre 1960 e 2004 após um conselho do organismo realizado em 2017 na Índia.
Curiosamente, tal conselho da FIFA surge mencionado no artigo onde o organismo publica a nova lista, contradizendo diretamente o argumento de que, entre 2001 e 2004, a prova não se realizou.
A intenção do organismo passaria por considerar campeões do mundo de clubes, os emblemas que conquistaram a prova oficial organizada pela FIFA (2000 e de 2005 em diante), intuito que cai por terra já que a lista engloba todos os vencedores desde 1960.
Comentários