A França, atual detentora do títúlo, carimbou o bilhete para o Mundial2022 ao golear o Cazaquistão por 8-0, em partida da 7.ª ronda do Grupo D do apuramento europeu. Os gauleses, que venceram o Mundial em 1998 e em 2018, garantiram o primeiro lugar do Grupo D, assegurando a 16.ª presença em fases finais, a sétima consecutiva.

No Parque dos Príncipes, em Paris, brilhou um homem da casa. Mbappé colocou os gauleses a vencer por 3-0 a0 intervalo, com um golos aos 6, 12 e 32 minutos.

No segundo tempo o vendaval de golos franceses não parou. Mbappé fez mais um e chegou ao 'póker', Benzema fez um 'hat-trick', Rabiot e Griezmann marcaram os restantes golos.

A França chega aos 15 pontos, a Finlândia tem 11  e vai discutir o segundo lugar que dá acesso ao play-off com a Ucrânia.

Também a Bélgica,  que ficou em terceiro no Mundial2018, na Rússia, vai estar presente no Mundial pela 14.ª vez, a terceira seguida. Os 'Diabos Vermelhos' venceram a Estónia por 3-1 e lideram o Grupo E com 19 pontos. Os golos dos belgas foram marcados por Benteke, Thorgan Hazard e Yannick-Ferreira Carrasco. Neste grupo o País de Gales goleou a Bielorrússia e está no segundo posto com 14 pontos, mais três que a República Checa.

Estas duas seleções juntam-se à Alemanha, campeã em 1954, 1974, 1990 e 2014, e Dinamarca, também já apuradas na zona europeia, bem como ao anfitrião Qatar.

Na zona sul-americana, o Brasil, único país que participou em todas as edições, também já garantiu o apuramento. Os ‘canarinhos’ são recordistas de vitórias na competição, com cinco troféus (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).

Os Países Baixos tiveram o apuramento no bolso na deslocação a Montenegro, já que venciam por 2-0 aos 82 minutos, altura em que Vukotic, jogador do Boavista, reduziu. Vujnovic fez o 2-2 final aos 86 minutos, num jogo onde os neerlandeses marcaram por Depay.

Os Países Baixos tem 20 pontos e na última ronda recebem a Noruega, seleção que tem 18 pontos, os mesmos da Turquia, segunda colocada e que defronta o Montenegro. Se os neerlandeses perderem, ficam fora do Mundial2022. Um empate dá apuramento direto se a Turquia não vencer Montenegro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.