Portugal venceu o Azerbaijão em Baku por 2-0, em jogo do apuramento europeu ao Mundial 2014. Bruno Alves e Hugo Almeida marcaram os golos da turma das quinas.
Depois de cinco jogos sem vencer, Portugal não poderia desperdiçar mais pontos frente a adversários teoricamente mais fracos. Sem Ronaldo e Nani, Paulo Bento entregou o jogo das alas a Vieirinha e Danny, deixando Varela no banco. Meireles, Moutinho e Miguel Veloso formaram o tridente do meio-campo.
Nos primeiros minutos a equipa mostrou – se algo nervosa mas com o passar do tempo, começou a acercar-se da baliza do Azerbaijão, embora sem fazer um jogo de “encher o olho”. Postiga foi dos mais ativos mas perdeu no duelo com o guarda-redes Agayev em três ocasiões, numa delas de forma flagrante.
Quando não era o guarda-redes, eram os ferros da baliza. Num livre superiormente marcado por Bruno Alves, a bola fez um arco quase perfeito mas embateu com estrondo no poste direito da baliza do Azerbaijão.
Paulo Bento não gostava do que via, e pior ficou quando viu Pepe ser advertido com um amarelo que o retira do próximo encontro frente a Rússia, no Estádio da Luz.
No segundo tempo, Portugal ganhou vantagem numérica em campo quando, aos 54 minutos, Aliyev foi expulso por duplo amarelo, após falta sobre Pepe. Com mais, o selecionador de Portugal retirou um esforçado Meireles e fez entrar o avançado Hugo Almeida. A ideia era forçar ainda mais no ataque, na procura do golo.
Golo que surgiu pouco depois. Após canto de Moutinho, Bruno Alves apareceu ao primeiro poste a desviar para o fundo da baliza. O guarda-redes ainda tocou na bola mas incapaz de travar o remate do defesa central. Foi o segundo golo seguido do central que já tinha marcado no empate a três bolas com Israel.
Portugal começou a fazer a gestão da vantagem, saindo para o ataque com muitas cautelas, quando se esperava que a equipa das quinas acelerasse na procura do golo da tranquilidade. Aproveitou o Azerbaijão que, mesmo com menos um jogador, tentou o empate, embora com poucos argumentos.
Um risco que viria a sair cara à formação azeri. Com menos jogadores a defender, o Azerbaijão viria a sofrer o segundo, num remate de cabeça de Hugo Almeida após passe de Coentrão. Foi o primeiro golo do avançado no apuramento, o 17º com a camisola das quinas.
Depois Portugal limitou-se a controlar o jogo e ainda poderia ter feito mais um mas João Pereira, isolado frente ao guarda-redes contrário, rematou ao lado, desperdiçando uma soberana oportunidade.
Com esta vitória, Portugal está bem lançado para conquistar o segundo lugar no grupo e entrar no play-off de acesso ao Mundial 2014. Para trás ficou uma série negativa de cinco jogo sem vencer.
O primeiro lugar é uma miragem e seria preciso a Rússia "derrapar" e Portugal vencer todos os jogos que lhe faltam.
Comentários