O campeonato português de futebol vai ter no Brasil a segunda maior representação de sempre em Mundiais, com 23 jogadores, apenas menos dois do que os que estiveram em 1986 no México.
Contudo, se no México eram apenas três os estrangeiros, no lote para o Mundial2014 serão 14 os jogadores não nacionais que atuam em Portugal a estar presentes em terras brasileiras.
A seguir a estas duas maiores representações, surge o Mundial de 1966, com 22 jogadores, todos na seleção lusa, aparecendo depois dos 19 "portugueses" de 2010 e os 18 de 2006 e 2002.
Os representantes das Ligas portuguesas poderiam mesmo formar um plantel para competir no Mundial, pois estão neste lote três guarda-redes, o número mínimo exigido pela FIFA: os portugueses Eduardo (Sporting de Braga) e Rui Patrício (Sporting) e o iraniano Haghighi (Sporting da Covilhã).
Na defesa esta equipa teria os argentinos Garay (Benfica) e Rojo (Sporting), os uruguaios Maxi Pereira (Benfica) e Fucile (FC Porto), o francês Mangala (FC Porto), o mexicano Reyes (FC Porto), o argelino Halliche (Nacional) e o português André Almeida (Benfica).
O argentino Enzo Perez (Benfica), o colombiano Quintero (FC Porto), o belga Defour (FC Porto), o mexicano Herrera (FC Porto) e os portugueses Rúben Amorim (Benfica) e William Carvalho (Sporting) seriam as opções para o meio-campo, enquanto o ataque ficaria entregue aos argelinos Slimani (Sporting) e Ghilas (FC Porto), ao colombiano Jackson (FC Porto) e aos portugueses Varela (FC Porto), Éder (Braga) e Rafa (Braga).
O FC Porto será o clube português mais representado no Mundial, com nove jogadores, tantos quanto o Benfica (cinco) e o Sporting (quatro) juntos, com o Sporting de Braga a "dar" três atletas e o Nacional e Sporting da Covilhã um.
O Mundial2014 de futebol disputa-se no Brasil, de 12 de junho a 13 de julho.
Comentários