O Uruguai garantiu esta terça-feira o apuramento para os oitavos-de-final do Mundial 2014 ao vencer a Itália por 1-0 no jogo da terceira jornada do Grupo D. O defesa central Godín foi o marcador do tento solitário com que o Uruguai carimbou a passagem à próxima fase num grupo onde Itália e Inglaterra ficaram pelo caminho.
Itália e Uruguai procuravam a última vaga do Grupo D para os oitavos-de-final. O empate servia apenas aos italianos para seguir em frente na prova enquanto a formação uruguaia precisava obrigatoriamente de vencer para garantir a sobrevivência no apelidado “grupo da Morte” e juntar-se à Costa Rica nos oitavos-de-final.
A precisar de vencer para passar, o Uruguai entrou em jogo com a dupla de ataque formada por Edinson Cavani e Luis Suárez, enquanto a Itália tinha em Balotelli a sua grande referência para atacar a área adversária, e em Pirlo o grande eixo organizador da “squadra azzurra” contra a “celeste”. Luis Suárez, autor dos dois golos apontados à Inglaterra, estava confiante para defrontar a Itália, mas uma defesa de Buffon quando estavam decorridos 32 minutos de jogo provou que no setor mais recuado a "azzurra" estava pronta para as investidas da "celeste".
Numa primeira parte muito equilibrada, ambas equipas tiverem as respetivas oportunidades flagrantes para abrir o marcador, mas por eficácia dos guarda-redes ou ineficácia de decisão no momento de rematar, Itália e Uruguai foram para intervalo empatados a 0-0. Destaque também para uma ocasisão flagrante de golo desperdiçada por Immobile aos 30 minutos com o avançado do Nápoles a rematar por cima da baliza.
No segundo tempo, o Uruguai entrou com maior pressão, uma vez que o empate colocava Itália nos oitavos de final, e assumiu as despesas de jogo. A “gana” uruguaia permitiu mais posse de bola para a formação sul-americana e seguiram-se as situações de perigo junto à baliza de Buffon. O internacional italiano impediu um golo certo a Suárez aos 66 minutos, com uma grande intervenção, mas tal pouco serviu à Itália uma vez que aos 81 minutos Godín saltou mais alto no coração da área contrária e colocou o Uruguai na frente do marcador na sequência de um canto.
Em desvantagem, a Itália intensificou a procura do golo de ouro, com Buffon a subir à grande área do Uruguai nos instantes finais, mas o Uruguai conseguiu manter a vantagem e o apuramento para os oitavos de final. A Itália, campeão mundial em 2006, fica pela frase de grupos pelo segundo campeonato do Mundo consecutivo. Já o Uruguai vai defrontar o vencedor do grupo C.
Comentários