A seleção portuguesa entrará em ação no Campeonato do Mundo esta quinta-feira, a partir das 16h00 de Lisboa (19h00 locais) frente ao Gana, numa partida que, quis o destino, terá lugar naquele que é o recinto mais peculiar do Mundial 2022: o Estádio 974, em Doha.

O nome do recinto deve-se aos 974 contentores marítimo que foram utilizados para a sua construção, entre 2017 e 2021. Foi inaugurado a 30 de novembro do ano passado, num encontro da Taça das Nações Árabes, num embate entre os Emirados Árabes Unidos e Síria, e tem uma grande particularidade.

É que se trata de um estádio total desmontável, estando o seu desmantelamento já marcado para após o final desde Mundial. Os contentores marítimos que o compõem serão, posteriormente, utilizados para fins de construção.

O Estádio 974 fica situado na frente marítima de Ras Abu Aboud, a aproximadamente dez quilómetros do centro de Doha e tem capacidade para acolher 40 mil espectadores.

Foi então construído a partir de contentores marítimos, pretende "honrar a longa tradição de comércio internacional e marítimo do Qatar", e é o único que não tem sistema de ar condicionado interior, dadas as inúmeras aberturas para entrada de ar que apresenta.

Para além do Portugal-Gana, já recebeu o México-Polónia e vai ainda receber o França-Dinamarca, o Brasil-Suíça, o Polónia-Argentina, o Sérvia-Suíça e um dos embates dos oitavos-de-final, que poderá até ser o de Portugal e que colocará frente a frente o vencedor do Grupo G e o segundo classificado do Grupo H.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.