Declarações de Fernando Santos, selecionador de Portugal, à 'flash interview' da CNN Portugal após a vitória de Portugal contra o Gana (3-2), na primeira jornada do grupo H do Mundial2022 de futebol, disputado no Estádio 974, em Doha.

Análise ao jogo: "O golo do 2-3 não faz sentido. Temos de tirar as coisas importantes, as muito positivas. Fizemos uma primeira parte não totalmente conseguida, mas com a equipa muito organizada, reativa à perda. O Gana não nos conseguiu incomodar, nem em ataque nem em contra-ataque. Zero remates. Jogaram com um bloco muito fechado. Tivemos muita posse de bola, mas faltou agredir o adversário, agredir com bola, no espaço. Muitas vezes ganhámos o meio-campo e voltámos para trás. Mas a partir dos 30 minutos melhorámos muito esse aspeto. Criámos ali duas ou três situações de golo. Não foi fácil, mas eu disse que, não sendo fácil, a equipa nos últimos 10 minutos da primeira parte preencheu melhor o jogo. Controlando, mas sem grandes oportunidades."

As melhores imagens do Portugal-Gana

Conversa ao intervalo: ". Disse isso aos jogadores ao intervalo, disse para manterem a postura, com foco no jogo, com personalidade. Tivemos uma segunda parte boa, fizemos o golo. E depois não sei, acontecem estas coisas que não deviam acontecer. Sofremos golos que vinham do nada. Ninguém pode sofrer golos que vêm do nada."

Portugal sofre dois golos pelo lado direito: "O problema foram os golos deles, não os nossos. Foi pelo lado direito, dentro da área… Bem, mas isso fica para os meus jogadores."

Liderança do grupo: "São três pontos importantes. O empate não me interessa. Mais uma vitória e podemos seguir em frente."

A seleção portuguesa de futebol estreou-se hoje no Mundial de futebol de 2022 com um triunfo por 3-2 sobre o Gana, em encontro da primeira jornada do Grupo H, no Estádio 974, em Doha.

Cristiano Ronaldo, aos 65 minutos, de penálti, João Félix, aos 78, e Rafael Leão, aos 80, apontaram os tentos da formação das ‘quinas’, enquanto André Ayew, aos 73, e Osman Bukari, aos 89, faturaram para os africanos.

No primeiro jogo do agrupamento, Coreia do Sul, comandada pelo treinador português Paulo Bento, e Uruguai empataram sem golos, pelo que Portugal, que na segunda-feira enfrenta os sul-americanos, já lidera isolado o grupo, com três pontos.