Luz, Dragão e Alvalade são os únicos estádios em Portugal com capacidade para receber jogos do Mundial2030, prova que será organizada pelo nosso país mas também pela Espanha e por Marrocos.

A FIFA atribuiu a candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos a organização da prova, cujos estádios terão de ter, no mínimo, capacidade para 40 mil lugares.

A imprensa espanhola avança que os estádios de Benfica (Luz), FC Porto (Dragão) e Sporting (Alvalade) estão garantidos, faltando decidir quantos jogos e que jogos irão receber.

FOTOS: Os estádios candidatos a receber jogos do Mundial2030

O jornal 'As' escreve que 15 estádios espanhóis são candidatos a receber os encontros, sendo que destes, apenas 11 serão escolhidos.

Todos os recintos serão alvos de remodelações (alguns já estão nesta fase, como o Camp Nou, casa do Barcelona) para que possam preencher as exigências da FIFA.

Em relação a Marrocos há seis opções (Rabat, Casablanca, Tanger, Agadir, Marrakech e Fez), embora neste momento apenas o Estádio Mohammed V, em Casablanca, reúna condições.

Os três primeiros jogos, recorde-se, serão organizados na América do Sul. Argentina, Paraguai e Uruguai receberão um jogo cada, como forma de celebrar o centenário do primeiro Mundial, organizado e vencido pelo Uruguai em 1930.

De recordar que a FIFA exige estádios com lotação para 80 mil pessoas para o jogo inaugural (será no Estádio Centenario, em Montevidéu, Uruguai) e 60 mil pessoas para os palcos dos jogos das meias-finais. Isso quer dizer que em Portugal apenas o Estádio da Luz tem condições para receber os jogos das semifinais da prova. O Camp Nou (Catalunha), o Metropolitano e o Santiago Bernabeu (ambos em Madrid) são os outros possíveis palcos das meias-finais.