A Grécia, comandada pelo português Fernando Santos, deu hoje um passo importante rumo à presença no Mundial de futebol de 2014, ao vencer a Roménia, por 3-1, na primeira mão do "play-off" de apuramento.
No Estádio Georgios Karaiskakis, no Pireu, arredores de Atenas, Mitroglu inaugurou o marcador a favor dos gregos, aos 14 minutos, e Stancu restabeleceu a igualdade, aos 19, mas Salpingidis repôs a vantagem dos anfitriões logo depois, aos 21, fixando o resultado ao intervalo.
Na segunda parte, o avançado Mitroglu bisou e estabeleceu o resultado final, aos 67, após assistência do veterano Katsouranis, ex-jogador do Benfica, abrindo caminho para a terceira presença da Grécia na fase final de um Campeonato do Mundo, depois de 1994 e 2010.
A Roménia vai tentar inverter este resultado na segunda mão, na terça-feira, na Arena Nacional, em Bucareste, sem poder contar com o capitão Rat, defesa central que foi expulso já em período de compensação, depois de o árbitro português Pedro Proença lhe ter mostrado o cartão amarelo pela segunda vez.
Se conseguirem dar a volta a este resultado, os romenos alcançam a oitava presença numa fase final, algo que não conseguem desde o Mundial de 1998, em França.
A fase final do Campeonato do Mundo de 2014 disputa-se no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho.