Em 1966 Portugal fez alguns particulares antes do Mundial de Inglaterra contra adversários de renome internacional, casos de Brasil e Uruguai.

Olhando para os jogos agendados por Portugal antes do Mundial 2010 (Cabo Verde, Camarões e Moçambique), Hilário afirma que deveriam ter sido escolhidas equipas de outra nomeada: “Cabo Verde e Moçambique são equipas normalmente fracas e os jogadores entram descontraídos. Isso deu aquilo que deu frente a Cabo Verde, um empate (…) Por exemplo, nós em 1966, quando ficámos apurados, não fizemos jogos de treino com selecções fracas. Jogámos contra o Brasil, Roménia e Uruguai e ganhámos todos. Logo quando chegámos a Inglaterra todos estavam com fé em nós”.

Apesar desse facto, o antigo jogador está optimista num bom Mundial para a selecção nacional: “Eu estou optimista, embora muitos portugueses não o estejam devido aos jogos de treino que Portugal realizou. Mas não vamos esquecer que Portugal tem grandes jogadores e uma grande equipa que pode ter sucesso na fase final do Campeonato do Mundo”.

O antigo jogador falou à margem da apresentação do livro "História do Futebol Português", da autoria de Ricardo Serrado.