A imprensa estrangeira exultou hoje com a exibição extraordinária de Cristiano Ronaldo, colocando-o nos píncaros e não poupando elogios ao futebolista português, que considerou responsável pela qualificação de Portugal para o Mundial2014.

O jornal brasileiro “Globo” titula na sua primeira página “Espetacular, Ronaldo põe Portugal na Copa do Mundo”, secundado por um pós título em que refere que o craque português “deu show” e marcou três golos à Suécia que levaram ao colo a seleção portuguesa até ao Brasil.

No texto da crónica do jogo, o Globo qualifica a exibição de Ronaldo como “inesquecível” e o jogo como “sensacional”, ao mesmo tempo que enaltece a influência do craque do Real Madrid pelos “três golos fantásticos que marcou e por um iminente quarto que esteve quase a somar ao repertório que deu, já em período de compensações”.

Já a Folha de São Paulo optou pelo título “Cristiano faz três golos e Portugal vai à Copa do Mundo”, para mais adiante salientar que o português esteve “em grande estilo e transportou a sua seleção para o Brasil”, ao mesmo tempo que lamenta que a “’torcida’ não possa ver ao vivo nos relvados brasileiros o craque sueco, Zlatan Ibrahimovic”.

O diário desportivo espanhol “A Marca” não foge à tónica da generalidade da imprensa mundial e coloca em título: “Deus Cristiano”. No pós-título, comenta, numa indireta ao presidente da FIFA, Josph Blatter, que o “Comandante Cristiano Ronaldo mete Portugal no Mundial com três golos espetaculares que deixaram fora de combate a Suécia de Ibra”.

Já o reputado diário francês L’Équipe sintetiza no título “Ronaldo envia Portugal ao Brasil”, pondo a tónica na fabulosa exibição do avançado do Real Madrid, autor de um “hat-trick” que permitiu a Portugal evitar a “armadilha escandinava e poder disputar o sexto Mundial da sua história”.

O não menos conceituado diário desportivo italiano “Gazzetta dello Sport” deu ênfase ao grande espetáculo futebolístico que constituiu o Portugal-Suécia ao optar pelo seguinte título na sua primeira página: “Ronaldo e Ibra, que espetáculo!”

O texto da crónica do jogo começa assim: “Ronaldo no Mundial, Ibra em casa. Este foi o veredicto do ‘play-off’ entre a Suécia e Portugal. Protagonista principal, Cristiano Ronaldo marcou três fantásticos golos, o que lhe permitiu atingir a marca de Pauleta na lista dos melhores marcadores de sempre da seleção portuguesa (…) Ibra, o colosso de Malmo, falha pela segunda vez um Mundial e corre o risco de não ir a mais nenhum, pois não é provável que esteja na Rússia em 2018, com 37 anos”.

O jornal argentino Clarín não fugiu à regra e “puxou” o craque português para título: “Cristiano Ronaldo deu a cara e pôs Portugal no Mundial”.

Na crónica, o diário argentino resumiu desta forma o “play-off” entre suecos e portugueses: “Era ele ou Zlatan Ibrahimovic. Era Portugal ou Suécia. E foi Cristiano Ronaldo que emergiu com toda a sua qualidade para levar Portugal até ao Brasil. Ibra ainda conseguiu dar a volta ao resultado, mas quando a Suécia estava por cima, eis que Cristiano Ronaldo deu a cara e sentenciou a partida com dois golos em contra-ataques letais”.

A imprensa catalã também não passou ao lado do jogo. O Mundo Deportivo de Barcelona titula: “Um grande CR7 deixa Ibra sem Mundial”, destacando a espetacularidade da segunda parte, onde o craque português foi o protagonista, num apaixonante duelo com Ibrahimovic que toda a gente aguardava.

O Mundo Deportivo lamenta a ausência de Ibrahimovic no Brasil, mas reconhece que “a estrela sueca”, apesar dos dois golos que marcou, foi “eclipsada pela exibição inspirada de Cristiano Ronaldo”.