O afastamento da Itália, campeã europeia, da fase final do Mundial2022 de futebol domina hoje a imprensa desportiva transalpina, com os jornais a usarem palavras como inferno e ‘nãooooo’ para descrever a derrota com a Macedónia do Norte.

Depois de no verão passado terem festejado o título europeu, numa final diante da Inglaterra, em Wembley, os italianos ficaram, na quinta-feira, fora do Mundial pela segunda vez consecutiva, uma situação que o Corriere dello Sport classifica como inferno e ilustra com uma foto de alguns jogadores a taparem a cara com a camisola.

“Macedónia vence em Palermo, Itália fica sem Mundial. Clamorosa derrota: Ao minuto 92, golo de Trajkovski depois do domínio dos ‘azzurri’”, escreve o jornal.

A Gazzetta dello Sport escolheu uma imagem do 'capitão' Giorgio Chiellini a confortar o guarda-redes Giorgio Donnarumma, e sob o título "Fora do Mundial" escreve: “Ao minuto 92, os heróis de Wembley ficaram em casa e fora do Mundial. É a segunda vez consecutiva para a Itália”.

O jornal refere ainda que a continuidade de Roberto Mancini no cargo de selecionador está a ser analisada e aponta já o antigo internacional transalpino Fabio Cannavaro e o experiente Marcelo Lippi como possíveis sucessores, sendo que o segundo seria um regresso ao cargo, depois de ter conduzido a 'squadra azzurra' ao título mundial de 2006, na Alemanha.

Macedónia do Norte venceu em Palermo "ao estilo italiano"
Macedónia do Norte venceu em Palermo "ao estilo italiano"
Ver artigo

O Tuttosport escolheu a mesma imagem da Gazzetta dello Sport e escreveu apenas ‘Nãooooooo’ e o subtítulo “Em Palermo, a Macedónia do Norte elimina a campeã europeia, com um golo aos 92 minutos”.

Em França, o L’Equipe escolheu o título "Itália perdida no deserto", e chamou também à primeira página a vitória de Portugal sobre a Turquia (3-1), que colocou a seleção lusa no jogo decisivo para ocupar uma das vagas no Mundial, precisamente frente à Macedónia do Norte, titulando: "Portugal tremeu".

O jornal espanhol Marca escolheu uma foto de Berardi ajoelhado e com a cara no chão e o título "Itália fora do Mundial", para chamar à capa a grande surpresa uma das meias-finais dos ‘play-offs’ qualificação para o Mundial.

A Marca chama também à primeira página o triunfo de Portugal sobre a Turquia, escrevendo que Portugal teve um “Dia redondo”, pois venceu e ‘evitou’ jogar com a Itália.

A vitória sobre os turcos, que aos 85 minutos falharam uma grande penalidade que poderia ter empatado a partida a dois golos, qualificou a seleção portuguesa de futebol para a final do caminho C dos 'play-offs' de apuramento para o Mundial2022.

No derradeiro encontro de acesso ao Mundial2022, Portugal vai defrontar na terça-feira, Estádio do Dragão, no Porto, a Macedónia do Norte, que bateu a Itália, por 1-0.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.