“Eu penso que entre a Alemanha e o Uruguai vai ser um jogo interessante. São equipas com sistemas de jogo interessantes, do ponto de vista de posicionamento estratégico, mas acho que os factores psicológicos serão preponderantes. O terceiro e o quarto lugar já não são muito valorizados pelos jogadores, daí que a equipa que esteja mais motivada e for capaz de ter esse factor extra será a mais candidata”, explicou Jorge Silvério.

Em declarações à Agência Lusa, o Provedor do Adepto, que foi o primeiro mestre em Portugal em psicologia do Desporto e é coordenador do curso de Mestrado em Psicologia Desportiva da Universidade do Minho, reconhece que, “atendendo ao que se passou no Mundial, como em quase todas as provas, as equipas que chegaram a esta fase foram as que provaram ter valor para aqui chegar”.

“É evidente que algumas são surpresa. Estaríamos à espera que o Brasil, a Argentina, a Itália e eventualmente a França chegassem mais longe… se, no início do campeonato do Mundo, perguntássemos às pessoas, provavelmente a grande maioria não indicaria a Holanda e o Uruguai”, sublinhou.

Jorge Silvério considera que os “ingredientes” do Mundial, com “jogos bastante bons em termos técnicos, tácticos e de desempenho mental” não justificariam “reclamações” junto de um provedor, admitindo que deveria ser “equacionada uma mudança de datas” da competição, dada a sobrecarga de encontros para os futebolistas europeus.

Questionado sobre uma possível “invasão” de vuvuzelas na próxima edição da Liga de futebol, o Provedor do Adepto admite aparições esporádicas, sem o impacto que tiveram na competição sul-africana.

“Eu penso que não teremos esse problema. Penso que será mais um artefacto cultural localizado na África do Sul, apesar de bastantes pessoas terem comprado vuvuzelas no nosso país e é natural que apareçam algumas nos estádios. Mas, acho que as formas mais tradicionais de apoio, os cânticos e os hinos, acabaram por prevalecer e, do meu ponto de vista, de uma forma positiva porque não há perturbação da comunicação entre jogadores e o rendimento desportivo não será prejudicado”, concluiu.

Depois das eliminações nas meias-finais, as selecções do Uruguai e da Alemanha disputam hoje o terceiro lugar no Mundial2010, a partir das 20:30 locais (19:30 em Lisboa), no estádio Nelson Mandela Bay, em Porth Elizabeth.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.