O médio Mario Götze regressa à seleção alemã, que representou pela última vez há cinco anos, ao fazer parte dos 26 jogadores escolhidos pelo selecionador Hansi Flick para o Mundial2022 de futebol.
O futebolista, de 30 anos, que chegou a ser equacionado na pré-época como reforço do Benfica e acabou por optar pelo Eintracht Frankfurt, foi o herói no Mundial2014, ao marcar o golo da final com a Argentina, que deu o quarto título mundial aos alemães.
Na lista para o Mundial do Qatar, o selecionador germânico conta com dois estreantes, Youssoufa Moukoko, do Borussia Dortmund, e Niclas Füllkrug, do Werder Bremen, enquanto Manuel Neur, Thomas Müller e Joshua Kimmich são os mais experientes.
Os avançados Moukoko, de 17 anos, e Füllkrug, 29, são novidades, numa lista sem os lesionados Marco Reus, que volta a falhar o Mundial, depois de também ter perdido a competição em 2014, devido a lesão, e Timo Werner, enquanto o defesa Mats Hummels fica de fora, por opção.
De fora ficou também Julian Draxler, jogador emprestado esta época ao Benfica pelos franceses do Paris Saint-Germain, que chegou a integrar a lista de 55 pré-convocados da Alemanha divulgada ainda em outubro.
Draxler tem falhado os últimos jogos do Benfica, depois de sair com uma lesão muscular na coxa no clássico com o FC Porto, que as ‘águias’ venceram por 1-0, quando tinha entrado ao intervalo, saindo 18 minutos depois.
Antes de revelar hoje os nomes dos escolhidos, o selecionador alemão não deixou de abordar a questão dos direitos humanos no Qatar e a sua perplexidade perante as mais recentes declarações de um responsável do país.
“Deixou-nos sem palavras, chocados”, disse Flick, a propósito das declarações do ex-futebolista qatari Khalid Salman, embaixador do Mundial, em que referiu que a homossexualidade “é um distúrbio mental”.
A Alemanha integra o Grupo E do Mundial2022, cuja fase final se realiza entre 20 de novembro e 18 de dezembro, estreando-se frente ao Japão, em 23 de novembro, e defrontando depois a Espanha, em 27, e a Costa Rica, em 01 de dezembro.
Lista de 26 convocados da Alemanha:
- Guarda-redes: Manuel Neuer (Bayern Munique), Marc-André ter Stegen (FC Barcelona, Esp) e Kevin Trapp (Eintracht Frankfurt).
- Defesas: Thilo Kehrer (West Ham, Ing), David Raum (Leipzig), Antonio Rüdiger (Real Madrid, Esp), Niklas Süle (Borussia Dortmund), Matthias Ginter (Friburgo), Nico Schlotterbeck (Borussia Dortmund), Lukas Klostermann (Leipzig), Christian Günter (Friburgo) e Armell Bella Kotchap (Southampton, Ing).
- Médios: Joshua Kimmich (Bayern Munique), Leon Goretzka (Bayern Munique), Jamal Musiala (Bayern Munique), Thomas Müller (Bayern Munique), Ilkay Gündoğan (Manchester City, Ing), Jonas Hofmann (Borussia Mönchengladbach), Mario Götze (Eintracht Frankfurt), Julian Brandt (Borussia Dortmund) e Kai Havertz (Chelsea, Ing).
- Avançados: Serge Gnabry (Bayern Munique), Leroy Sané (Bayern Munique), Karim Adeyemi (Borussia Dortmund), Niclas Füllkrug (Werder Bremen) e Youssoufa Moukoko (Borussia Dortmund).
Comentários