O guarda-redes alemão Manuel Neuer confirmou hoje que usará a braçadeira a braçadeira arco-íris, que reivindica os direitos das pessoas LGBTQIA+, durante o jogo com o Japão, do grupo E do Mundial de futebol, agendado para quarta-feira.

“Sim, vou usar a braçadeira ‘Um Amor’, com as cores do arco-íris”, afirmou Neuer, capitão da ‘Mannschaft’, na primeira conferência de imprensa dos germânicos, desde de que chegaram ao Qatar, na quinta-feira, acrescentando “que haverá mais equipas” a utilizar a braçadeira com um coração com as cores do arco-íris.

Tudo sobre o Mundial2022: jogos, notícias, reportagens, curiosidades, fotos e vídeos

O guardião do Bayern de Munique, campeão com a seleção germânica em 2014, garantiu ter “o apoio total” da Federação Alemã de Futebol nesta iniciativa.

A utilização de braçadeiras é um das formas encontradas por algumas equipas para divulgarem mensagens políticas relacionadas com o Mundial no Qatar, onde a homossexualidade é ilegal e a violação dos direitos humanos uma prática constante.

O SAPO está a acompanhar o Mundial mas não esquece as vidas perdidas no Qatar. Apoiamos a campanha da Amnistia Internacional e do MEO pelos direitos humanos. Junte-se também a esta causa.