A ministra do Turismo de Marrocos, Fatim-Zahra Ammor, disse hoje acreditar que o país possa dobrar o número de turistas, após a atribuição ao país magrebino, Portugal e Espanha do Mundial2030 de futebol.

"O nosso país continua a somar grandes triunfos!”, afirmou a ministra numa mensagem publicada na sua conta do Linkedin, na qual salienta que os marroquinos estão "muito orgulhosos" por acolher o Mundial com Portugal e Espanha.

Marrocos recebeu 11 milhões de turistas em 2022, cerca de 84% menos do que recebia em 2019, antes da pandemia covid-19. Nos primeiros seis meses de 2023, os aeroportos marroquinos registaram um recorde de passageiros, com um total de 12,1 milhões de viajantes, cerca de 5% mais do que em 2019.

O Campeonato do Mundo de futebol de 2030 vai ser organizado por Marrocos, Portugal e Espanha e terá jogos no Uruguai, Argentina e Paraguai, anunciou na quarta-feira a Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Portugal e Marrocos vão acolher pela primeira vez jogos de um mundial de futebol. A Espanha já foi palco desta competição, em 1982.

O 24.º mundial vai ser o primeiro repartido por seis países. Segundo a FIFA, os jogos na América do Sul são uma forma de celebrar o centenário do primeiro torneio, disputado em solo uruguaio.