No rescaldo da pesada derrota diante de Portugal por 6-1, o selecionador suíço, Murat Yakin, admitiu que o plano desenhado para o jogo não resultou. Yakin admitiu que foi um resultado difícil de aceitar, mas admitiu a superioridade de Portugal.

"Nós já tínhamos jogado no passado com este sistema. É verdade que não fomos dominantes na primeira parte. Temos de aceitar que o nosso plano de jogo não funcionou e reconhecer que Portugal foi melhor. É difícil aceitar este resultado. Queríamos fazer história, deixar o país orgulhoso e não conseguimos", afirmou o selecionador helvético.

Questionado acerca das alterações táticas que efetuou para o jogo diante de Portugal, Murat Yakin preferiu apontar a outros fatores como base para o desaire diante da equipa lusa.

Tudo sobre o Mundial2022: jogos, notícias, reportagens, curiosidades, fotos e vídeos

"Silvain Widmer treinou ontem, mas depois teve febre. Estava doente e não podia jogar. Fabian Schar também não estava na máxima força. Nico Elvedi está doente há quatro dias. Também com febre. Estou convencido de que fiz as escolhas certas neste Mundial e que não é uma questão de sistema, mas do adversário. Portugal foi muito mais forte do que nós e antecipou o que queríamos fazer. No final, corremos muito, por pouco", acrescentou.

Do lado dos jogadores suíços o sentimento era de clara desilusão. Xerdan Shaqiri pediu desculpa aos adeptos, e até questionou algumas das opções técnicas do selecionador Murat Yakin.

"Quero pedir desculpa, porque a equipa que viram jogar não é a verdadeira. É claro que as alterações feitas pelo treinador surpreenderam, mas temos de aceitar, porque são as escolhas do treinador", atirou Shaqiri.

Já Edimilson Fernandes, jogador de raízes portuguesas, reconhece que a equipa não esteve à altura do jogo e elogiu a capacidade ofensiva de Portugal.

"Estamos muito desapontados. Pedimos desculpas pelo resultado. Não tivemos o nosso melhor desempenho. Perdemos o jogo na primeira parte. Portugal é uma ótima equipa. Não fizemos o nosso melhor. Ninguém. Portugal era o favorito, antes do torneio. Hoje eles estiveram muito bem ofensivamente", disse o jogador helvético.

Após vencer a Suíça nos oitavos de final, Portugal irá agora enfrentar a surpreendente seleção de Marrocos nos quartos de final. A partida está marcada para o próximo sábado, às 15 horas.

O SAPO está a acompanhar o Mundial mas não esquece as vidas perdidas no Qatar. Apoiamos a campanha da Amnistia Internacional e do MEO pelos direitos humanos. Junte-se também a esta causa. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.