Pedro Mendes assistiu durante muitos anos às fases finais de Mundiais e Europeus como adepto. Agora, em 2010, terá a oportunidade de pela primeira vez estar presente na fase final de um Mundial de futebol. O internacional português revela que se trata de um sonho transformado em realidade: “Durante muitos anos vi a participação da selecção como adepto, como português. Sempre a torcer pelo melhor e sempre com o sonho de um dia poder estar presente. Felizmente esse dia chegou e estou muito satisfeito com isso”.

Portugal terá pela frente na fase de grupos do Mundial de futebol as selecções da Coreia do Norte, Costa do Marfim e Brasil. Pedro Mendes define este grupo como muito difícil, mas acredita que a selecção tem potencial para avançar para a fase seguinte: “Sabemos que estamos num grupo extremamente forte mas sabemos as capacidades que temos e os jogadores que temos. Portanto esta será uma boa preparação para o Mundial”.

Na opinião do jogador do Sporting, o primeiro jogo contra a Costa do Marfim será de uma importância extrema: “Em qualquer competição, o primeiro jogo é sempre importantíssimo. Este não foge à regra, ainda por cima contra uma selecção muito forte que tem legítimas aspirações de passar à fase seguinte. Portanto vai ser um jogo difícil, mas nós vamos estar preparados e vamos vencê-lo.

O internacional português falou à chegada ao estágio de preparação da selecção nacional na Covilhã, que decorrerá nas próximas três semanas.