"Chegámos cá na quinta-feira e partimos de Belém no dia 25 de Abril", disse à Agência Lusa Jorge Franco, num contacto telefónico desde Joanesburgo.

Jorge Franco, Carlos Brum e Joaquim Batista fizeram milhares de quilómetros através do continente africano, sem um único furo na sua carrinha Mercedes, comprada expressamente para o efeito na Alemanha, numa das viagens para acompanhar os jogos de qualificação para o Mundial da África do Sul.

"Vamos lá estar no domingo a receber a selecção de todos nós. Vamos fazer uma recepção à nossa maneira", sublinhou Jorge Franco, não desvendando a surpresa guardada.

A caravana "Paixão Lusitana" não é inexperiente neste tipo de aventuras, pois faz questão de acompanhar todos os jogos da selecção, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Jorge Franco disse que a viagem correu bem, excepto um problema final, "desenrascado" à velha maneira portuguesa.

"Numa fronteira de um país já perto daqui (não precisou qual), queriam impedir-nos de prosseguir viagem. Mas nada como umas camisolas do Cristiano Ronaldo para desbloquear a situação burocrática e... cá estamos", disse um dos viajantes.

Depois da extenuante viagem, os três amigos já conviveram na sexta-feira com portugueses naturais da Madeira e, já bem animados, preparam-se para acolher os 23 jogadores e restante comitiva portuguesa no domingo.