A seleção portuguesa de futebol defronta no domingo a Letónia, num duelo a contar para qualificação para o Mundial2018 em que é claro favorito, embora tenha uma ‘baixa' de peso no centro da defesa.
Há um mês, frente às Ilhas Faroé, Pepe viu o segundo cartão amarelo na fase de apuramento e ficou automaticamente afastado do jogo com os letões, embora entretanto também tenha sofrido uma lesão que o impediria sempre de estar presente no jogo da quarta jornada do Grupo B.
Devido à ausência do jogador do Real Madrid, o selecionador Fernando Santos chamou Luís Neto, que atua no Zenit São Petersburgo, mas a escolha para o ‘onze’ inicial deverá recair em Bruno Alves.
O central, que soma 87 jogos pela seleção ‘AA’, deverá atuar ao lado José Fonte e assim repetir a dupla que defrontou o País de Gales nas meias-finais do Euro2016, num encontro em que Portugal venceu por 2-0.
Com a seleção nacional à procura da terceira vitória no agrupamento e de se aproximar da líder Suíça, Fernando Santos tem uma ‘dor de cabeça' na frente, com André Silva e Nani a lutarem para jogar ao lado de Cristiano Ronaldo.
O jogador do Valência, que tem sido o habitual companheiro de ataque do capitão luso, falhou os últimos dois jogos devido a lesão, tendo na altura dado lugar a André Silva, que fez um total de quatro golos, incluindo um ‘hat-trick' nas Ilhas Faroé (6-0).
Fernando Santos até pode apostar na inclusão dos dois jogadores no ‘onze', o que faria Nani a regressar à posição de extremo.
De regresso, deverá estar também Raphael Guerreiro, esperado titular no lado esquerdo da defesa, depois de ter falhado o jogo em Torshavn.
Portugal pode subir ao relvado do Estádio Algarve provisoriamente a seis pontos da Suíça, já que os helvéticos recebem horas antes as Ilhas Faroé, num encontro em que é esperado que mantenham o registo 100 por cento vitorioso.
Depois de uma surpreendente participação na fase final do Euro2004, que decorreu em Portugal, a Letónia nunca mais conseguiu um lugar entre as melhores seleções europeias e teve um início conturbado na fase de apuramento para o próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer na Rússia.
A formação letã até começou um magro triunfo em Andorra (1-0), mas seguiram-se duas derrotas consecutivas em casa, com a Hungria (2-0) e as Ilhas Faroé (2-0), no que é, até ao momento, o resultado mais inesperado do agrupamento.
Numa seleção formada sobretudo por jogadores que atuam no campeonato letão, destaca-se o avançado Artjoms Rudnevs, de 28 anos, que representa os alemães do Colónia.
O Portugal-Letónia está agendado para as 19:45 de domingo e terá arbitragem do escocês Bobby Madden.
Este será o último jogo da seleção portuguesa em 2016, ano marcado pela conquista inédita do Campeonato da Europa, que decorreu em França.
Comentários