Com Portugal a regressar a Sochi, para o jogo dos oitavos-de-final do Mundial 20018, é de todo o interesse conhecer ou relembrar mais sobre esta cidade. Situada no sudoeste da Rússia, nas proximidades do Cáucaso e do mar negro, este resort do sul da Rússia, conhecido como a 'Riviera Russa', tem uma população de 328 809 habitantes, de acordo com o censo de 2002.
É das cidades com um dos climas mais amenos da Rússia, com uma temperatura que oscila entre os 26 e o 34 graus celsius no verão e fica a 1600 km da capital Moscovo.
Era também em Sochi que Joseph Estaline tinha casa para os momentos de lazer. O ditador passava sempre as suas férias de verão nesta cidade do sul da Rússia. Sochi é sinónima de praia e de calor, uma espécie de Algarve para os russos.
Sochi ganhou relevância Mundial depois de ter sido premiada com a organização dos Jogos Olímpicos de inverno em 2014. Com as montanhas do Cáucaso como pano de fundo, é um dos destinos turísticos mais populares da Rússia.
As estâncias de Roza Khutor e de Krasnaya Polyana foram as localizações escolhidas para receber o certame mais importantes dos desportos de inverno.
Recheada de diversidade, a cidade permite aos seus visitantes, mergulhar, esquiar e muito mais. As mais famosas estâncias de montanha de Sochi, como "Krasnaya Polyana" situa-se a 40 km do litoral.
A atmosfera veraneante de Sochi também foi um dos atrativos para que a seleção brasileira estabelecesse lá a sua base ao longo do mundial. O própria estilo e atitude das pessoas é mais descontraído em relação ao resto do País.
Para quem se desloca a Sochi para assistir ao jogo de Portugal, pode esperar uma cidade com intensa vida noturna, bares, restaurantes e discotecas.
As florestas da cidade do sudoeste da Rússia são consideradas Património Mundial da Rússia.
Estádio Fisht
O palco onde Portugal vai o Uruguai (empatou aqui 3-3 com a Espanha na fase de grupos) tem capacidade para quase 50 mil espectadores e já recebeu a Taça das Confederações em 2017. O estádio Fisht acolheu as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Posteriormente, o recinto foi remodelado para receber jogos de futebol. O seu design em concha é em homenagem ao joelheiro russo Fabergè. O nome Fisht refere-se ao Monte Fisht, que se localiza nas montanhas do Cáucaso nas proximidade do estádio.
Pontos de interesse
Parque Olímpico
O parque Olímpico de Sochi é um dos pontos que vale a pena visitar. A estrutura de edifícios construída para os jogos Olímpicos de Inverno é impressionante, pela sua modernidade e arquitetura.
Jardim Botânico de Sochi
Com uma enorme diversidade de flora, mais de 1000 espécies de plantas, é um local tranquilo e relaxante, perfeito para retemperar forças e preparar-se para as emoções do campeonato do mundo.
Catedral do Arcanjo são Miguel
É a igreja mais antiga da cidade de toda a região do Mar Negro. Foi construída depois da vitória na Guerra do Cáucaso em 1864. É um dos monumentos mais bonitos da região e vale uma visita.
Gastronomia
A gastronomia na região de Sochi tem forte influência da Geórgia, não estivesse a cidade do sudoeste da Rússia, a 400 km da fronteira do país. Os ingredientes principais são o queijo e a massa, a fazer lembrar uma 'Calzone'. Dentro da massa é colocado manteiga, um ovo cru e queijo.
O 'shashlik' é um dos mais pratos por excelência da Rússia. Consiste em pedaços de carne marinados e assados numa brasa. É uma refeição para os dias de calor, com o russos a saírem à rua para conviver com os amigos e fazerem os seu churrasco.
O 'borsch' ou sopa de beterraba é um prato tradicional russo. Se lhe disserem que a sopa é de ontem, é exatamente o que tem pedir, já que este prato é confeccionado com alguns dias de antecipação. Para acompanhar o 'borsch' há a smetana (creme azedo), o bacon, o pão preto e o vodka.
Portugal defronta o Uruguai este sábado.. O encontro tem início às 19h00, hora de Portugal continental.
* Artigo publicado originalmente no dia 12 de junho
Comentários