Portugal vai ter o estatuto de primeiro cabeça de série no sorteio do Mundial 2022, que vai ter lugar esta sexta-feira em Doha, no Qatar.

A FIFA já havia anunciado na passada semana as regras para o referido sorteio, explicando então que as seleções iriam ser divididas por quatro diferentes potes de acordo com a mais recente atualização do Ranking FIFA antes do sorteio, uma atualização que ocorrerá quinta-feira, 31 de março.

O organismo máximo do futebol mundial explicou ainda que o Qatar, como país anfitrião, figuraria no Pote dos principais cabeças-de-série ao lado dos sete primeiros classificados desse Ranking.

Ora Portugal ocupa, atualmente, o oitavo lugar do Ranking FIFA mas, face ao afastamento da Itália, uma das seleções que está à sua frente, vai figurar também nesse Pote principal.

Assim, e com 27 das 32 vagas já definidas, faltando apenas definir os vencedores dos "play-offs" intercontinentais e quem se juntará ao Canadá no apuramento direto na zona da CONCACAF, é já possível fazer um esboço daquela que será a composição dos vários Potes para o sorteio e perceber assim quem poderão ser os adversários de Portugal.

Pote 1: Qatar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal

Pote 2: Países Baixos, México*, Alemanha, Estados Unidos*, Dinamarca, Suíça, Uruguai, Croácia

Pote 3: Japão, Irão, Sérvia, Marrocos, Coreia do Sul, Polónia, Senegal, Tunísia

Pote 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões e as seleções que garantirem as três vagas ainda em aberto via 'play-offs'