Foi a 12 de fevereiro de 1996 que um português assinou pela primeira vez um golo na renovada Liga Inglesa, a Premier League. O cabeceamento de Dani, frente ao Tottenham, iniciou a lista de golos portugueses na que muitos consideram ser a melhor liga do mundo.

Dani, na altura com 19 anos, deixou o Sporting e foi emprestado ao West Ham, depois de uma época em que a reputação de 'bon vivant' do médio já dava que falar. Tanto que, à chegada a Londres houve jornais que avisavam: "Escondam as vossas filhas, Dani a caminho dos Hammers".

Colocando os assuntos fora de campo, fora desta história: depois de chegar a Inglaterra durante o mercado de inverno, por empréstimo do Sporting, Dani estreou-se logo num jogo grande, num duelo de londrinos, frente ao Tottenham.

O português foi aposta no onze de Harry Redknapp e não demorou até fazer a diferença quando aos cinco minutos, depois de um primeiro remate de Julian Dicks, defendido por Ian Walker, surgiu no sítio certo para cabecear para o fundo da baliza dos 'Spurs', naquele que foi o único golo da partida.

Depois disso, Dani só voltaria a entrar em campo pelo West Ham em mais oito ocasiões, assinando mais um golo, frente ao Manchester City, em março, numa vitória dos 'Hammers' por 4-2.

No final da época, Dani acabaria por sair do West Ham para rumar ao Ajax, onde passou boa parte da sua carreira. O português, em entrevista à Tribuna Expresso, explicou que parte da responsabilidade do insucesso em Inglaterra se deveu à decisão de Redknapp colocá-lo de lado para baixar o seu valor e comprá-lo no final da época, algo que não veio a acontecer.

Dani abriu o caminho e desde então, a Premier League não tem tido falta nem de jogadores, nem de golos portugueses: só esta época são 20 jogadores entre Wolverhampton, Manchester City, Manchester United, Liverpool, Everton, Leicester, Fulham e Leeds.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.