A Premier League poderá ser o primeiro campeonato europeu a adoptar a tecnologia da linha de golo, cuja introdução no futebol tem sido muito debatida nos últimos anos, em virtude de vários erros grosseiros de arbitragem e intensas polémicas em torno da questão do uso das novas tecnologias pelos árbitros.

A disponibilidade para avançar por esta medida foi declarada pelo director executivo da competição, Richard Scudamore, adiantando o campeonato de 2012/13 como meta. 

«A chave do jogo é marcar golos e os jogadores fazem tudo para os marcar ou evitar. Os adeptos sofrem pelas equipas e carreiras de jogadores e dirigentes dependem disso», escreveu Scudamore, num relatório enviado ao parlamento inglês.

O dirigente da Premier League frisa que «a tecnologia está disponível» e que se fosse possível «seria introduzida já amanhã» em Inglaterra.

 Sobre o necessário aval da FIFA a uma medida desta natureza, Scudamore enuncia a abertura do organismo: «A FIFA está a participar neste processo de forma construtiva, pelo que temos esperança de que a época 2012/13 seja um objectivo realista».